Primeiro robô livre do mundo será lançado na Campus Party 2009

Um tema muito comentado na Campus Party 2009 é o lançamento de primeiro robô livre do mundo.

Desde de segunda (19/01), ITA e UNESP comandam juntas, na CParty, o projeto do primeiro robô livre do mundo, batizado de CP01. Com uma aparência humanóide e aproximadamente 1,70 m de altura, deverá ser articulado e caminhar. Suas habilidades poderão ser desenvolvidas por colaboradores do mundo, pois todo o sistema será desenvolvido com software livre.

Toda a interface de controle do robô livre deverá ser desenvolvida com softwares livres como Linux, Java, C/C++ e outros, como apresentado ontem (21/01), será desenvolvida em camadas para auxiliar o desenvolvimento de controle em conjunto. Todos os periféricos (braços, pernas, olhos e outros dispositivos acoplados) se comunicam com o servidor (main control) através de protocolo TCP/IP, possibilitando assim que qualquer colaborador, em qualquer lugar do mundo, possa requisitar a aquisição ou a transmissão de dados de alguns desses periféricos e também que os colaboradores possam .

Até o final da semana, o CP01 estará montado da cintura pra cima na CParty, no projeto é certo que o robô terá sensores de distancia que permitam que ele possa desviar de obstáculos. O CP01 tem os projetos mecânicos e elétricos prontos, mas a parte de software sempre poderá ser modificada.

O CP01 poderá ser no futuro uma coisa comum na casa das pessoas, possibilitando as pessoas quando estiverem fora de casa, por exemplo, apagar uma luz que foi esquecida acesa ou fechar a porta da geladeira que estava aberta, tudo isso através de um computador ligado a internet ou até mesmo de um telefone celular.

Post escrito por André Foster de Oliveira, estudante de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica.

Escreva um comentário