Reanimando corpos – Giovanni Aldini (1804)

página de livro antigo

aldini1-gr
(clique nas imagens para ampliar)

Entre as inspirações para o clássico gótico ´Frankenstein´ de Mary Chelley de 1818 estão os infames experimentos realizados em público pelo físico Giovanni Aldini (1762-1834) no Royal College of Surgeons em 1803

Aldini foi o sobrinho do fisiologista italiano Luigi Galvani que realizou experimentos com pernas de rãs no final do século 18 e percebeu que os músculos se contraiam com a passagem de uma corrente elétrica (ele pensou ter descoberto uma singular ´eletricidade animal´). Provocando contração dos músculos pela aplicação de eletricidade vinda do que hoje se conhece como galvanismo [e galvanizar tem um sentido um pouco mais amplo]. Aldini ajudou no trabalho do tio e mais tarde promoveu o princípio em seus próprios experimentos e publicações.

“Em janeiro de 1803, o corpo do assassino George Forster foi retirado da forca da prisão Newgate em Londres e levado ao Royal College of Surgeons. Lá, diante de uma audiência de doutores e caçadores de curiosidades, Giovanni Aldini, sobrinho do falecido Luigi Galvani, preparou o retorno do corpo à vida.

Ao menos, era o que alguns espectadores pensaram testemunhar. Quando Aldini aplicou os bastões condutores, conectados a uma grande bateria, à face de Forster, “a mandíbula começou a tremer, e os músculos p´roximos foram horrivelmente contorcidos, e o olho esquerdo abriu.” O ápice da performance veio quando Aldini colocou a sonda no reto de Forster, resultando em um punho cerrado socando o ar, como em fúria, sua perna chutando e suas costas arqueando violentamente.” [leia mais no The Gardian]

Estes experimentos com eletricidade em humanos e animais foram descritos por Aldini em seu (agora raro) livro em 1804 ‘Essai Théorique et Expérimental sur le Galvanisme‘ do qual as ilustrações acima foram retiradas. Este trabalho também é notável por descrever pela primeira vez como agulhas de aço pode ser magnetizadas com uma corrente, bem como a exploração da velocidade da eletricidade através da água, sobre peixes elétricos e condutividade de chamas.

O trabalho em eletricidade de Aldini não se restringia a tentativas de reanimar corpos de humanos e animais. Antes de show em Londres, Aldini teve algum sucesso em tratamento hospitalar de pacientes que sofriam de ´melancolia´ pela aplicação de um forte choque elétrico – este foi o primeiro registro de terapia eletroconvulsiva, que em grande parte foi usada (com discutível mas aparente sucesso) até os tempos modernos em certos casos de depressão.

Traduzido e adaptado de BibliOdyssey [mais links e imagens]
Texto sob CC

Escreva um comentário