2,4-dinitrofenilhidrazina (em aldeídos ou cetonas)

Você não consegue medir algo se não consegue vê-lo. Os cientistas têm diversos instrumentos para detectar as coisas por toda uma gama de métodos, mas um dos mais populares e simples é a espectroscopia por UV-visível. Brilhe alguma luz sobre a sua amostra, veja o quando passa por ela, e você saberá algo sobre a sua amostra. Luz ultravioleta é particularmente popular – qualquer um que trabalhou com DNA usou luz em 260nm para este propósito.

Um problema, no entanto, é que quase tudo absorve alguma luz UV – a 260nm é relativamente bem comportada, mas não sem as suas dificuldades. Coisas coloridas, contudo, são um tanto raras. Se você conseguir tornar a sua amostra colorida, você está no caminho de detectá-la seletivamente.

estrutura molecula dinitrofenilhidrazina

A 2,4-dinitrofenilhidrazina formará um complexo com quase qualquer aldeído ou cetona. Era uma vez popular, mas atualmente é algo que seu usa mais em aulas de química orgânica experimental.

A dinitrofenilhidrazina é ainda utilizada em indústrias e laboratórios do governo.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/05/24dinitrophenylhydrazine_color.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário