Dietileno glicol (não manipule)

Manipulação – que é a mistura de medicamentos em doses apropriadas para o consumo – era algo que acontecia nas farmácias. Você ainda pode encontrar as “farmácias de manipulação” que fazem este tipo de coisa – eles misturam coisas com um elexir seguro para a saúde, ou preparam pomadas e coisas do tipo. Contudo, o crescimento de moléculas frágeis e complexas nos medicamentos (sem mencionar o nível crescente de cuidados) significa que a vasta maioria da manipulação é feita em indústrias.

molecula estrutura dietileno glicol

Parte do problema com medicamentos manipulados – elexir em particular – é que as drogas não são muito solúveis. Muitas drogas são feitas como um sal de HCl, e seu estômago contém grandes quantidade de HCl. Isto ajuda na solubilidade. Água pura, contudo, não as dissolve bem. Administrar medicamentos em uma forma concentrada não é uma boa opção, e a maior parte dos solventes orgânicos são tóxicos. A glicerina é frequentemente usada com um bom efeito nestes casos – não é tóxica, e ajuda na solubilidade. Glicerina e propileno glicol são frequentemente encontrada em tais elexires, por este motivo.

O dietileno glicol, contudo, é um tanto tóxico. Existe algum rumor nas notícias de que alguns manipuladores inescrupulosos, desinformados, ou descuidados, utilizariam este composto em algum elixir. Infelizmente, isso não é novo.

Em 1937, mais de 100 pessoas morreram como por tomar antibióticos preparados com um elixir com dietileno glicol. Isto apressou o surgimento, do antes desconhecido, FDA e seus poderes regulatórios. Incrivelmente, as autoridades recuperaram 97,6% desses medicamentos antes que as coisas fugissem ao controle.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/05/diethylene_glycol_not_glycerin.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

3 comentários

  1. Rogerio rancisc Antunes Lacaz out 13, 2009
  2. Renata jan 9, 2010
  3. maria helena out 20, 2010

Escreva um comentário