Alizarina (colorindo a história)

A palavra cromatografia revela as suas origens – no início do século 20, com Mikhail Tsvet – por usar compostos coloridos. A moderna e robusta cromatografia é provavelmente uma das coisas mais importantes que temos na química – e tem somente cem anos. Hoje em dia a cromatografia é mais utilizada para separar compostos que acabam não tendo nenhuma cor.

É difícil, no entanto, entender a importância dos corantes no desenvolvimento da química moderna. Tomamos como comum a existência de tecidos coloridos, mas os corantes eram um luxo antigamente. Os corantes também impulsionaram o desenvolvimento de medicamentos modernos (o que não é surpreendente, já que muitas drogas são moléculas aromáticas pequenas de algum tipo). Alguns artigos (frequentemente os antigos) escondem a colorida origem de muitos medicamentos referindo-se a eles como ´tinturas´.

Um dos primeiros corantes sintéticos – de fato, o primeiro a simular um natural – foi a alizarina.

estrutura molecula alizarina

A alizarina é um pigmento encontrado na raiz de Rubia, que foi usado como corante essencialmente durante toda a história. Do Rei Tut a Charlemgne, aos vikings, a raiz de Rubia foi utilizada em corantes até 1860. Então, a rota sintética foi descoberta, usando o antraceno como precursor – o que era barato e obtido do alcatrão de hulha. Mesmo com as técnicas do século 19, o pigmento obtido artificialmente era a metade do preço do natural, e assim o mercado de cultivo da planta entrou em colapso.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/04/alizarin_not_so_mad_for_madder.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

No Responses

Escreva um comentário