Banco de cérebros

Doe seu cérebro, ele pode ser importante para a pesquisa científica.

Aqui no blog já comentei sobre a ´Coleção de cérebros de cientistas russos´, que tinha como objetivo verificar quais características do cérebro poderiam representar a genialidade de um indivíduo.

Saindo um pouco desta questão de ´busca da origem da genialidade´ os atuais bancos de cérebro procuram entender melhor os mecanismos atuantes em doenças mentais severas.
Para alcançar este objetivo é necessário obter amostras de diversos cérebros, que podem elucidar, pela observação de informações neuroanatômicas e químicas, as diferenças existentes entre um cérebro normal e um acometido por alguma doença.

Uma das divulgadoras da campanha por doação de cérebros é a neurocientista Jill Bolte Taylor. No entanto, em 1996 a sua tarefa foi interrompida por um severo derrame que a deixou incapacitada por diversos anos.
Jill Taylor escreveu o livro A cientista que curou seu próprio cérebro, no qual narra o que sentiu no momento do derrame e como conseguiu gradualmente recuperar as funções cerebrais.

Parte da história de Jill e do Banco de Cérebros é também tema do interessante documentário ´Understanding: The Amazing Brain´, nele é possível ver a Jill construindo um dos seus vitrais em forma de cérebro.

Faça a sua doação:
http://www.brainbank.mclean.org/

Recebi o livro da Jill como cortesia da Editora Ediouro. Leia a resenha completa em
http://scienceblogs.com.br/massacritica/2008/09/resenha-cientista-que-curou-seu-proprio-cerebro/

2 comentários

  1. Nivea D. de Carvalho nov 7, 2008
  2. anônimo mar 5, 2009

Escreva um comentário