Craniometria de Antônio Conselheiro

Esta semana assisti o filme ´Guerra de Canudos´ e fiquei interessado pelo assunto, em particular sobre a morte do líder do movimento, Antônio Conselheiro.
O roteiro do filme parece indicar que ele cometeu suicídio, mas alguns historiadores afirmam que a morte seria resultado de estilhaços de granadas ou de uma diarréia.
O estranho desta história é que o cadáver de Antônio Conselheiro foi retirado de sua sepultura e a cabeça foi cortada para ser levada até a faculdade de Medicina de Salvador.
Isto foi feito pois se acreditava na época que “a loucura, a demência e o fanatismo” estariam estampados na mistura de raças e nos traços faciais característicos.

Esta técnica de medida é conhecida como craniometria, e era muito utilizada por ingleses, no século 19, para classificar pessoas de acordo com a raça, temperamento criminoso, inteligência, etc. A mesma idéia também foi empregada pelos nazistas para realizar as classificações entre arianos e não-arianos.

Um artigo na revista Psicologia em Estudo, relata o estudo feito na época pelao pesquisadora da Bahia, Nina Rodrigues, e os resultados obtidos por ela indicavam que Antônio Conselheiro teria os tais ´índices craniométricos normais´, mas mesmo assim Rodrigues relatou que o crânio denotava a sua condição de mestiço.

É certo que atualmente a craniometria é considerada sem validade para determinação de temperamento criminoso e/ou inteligência.

Sempre que leio sobre assuntos desta natureza acabo vendo que indicam como referência o livro ´A Falsa Medida do Homem´ do Stephen Jay Gould. Apesar de eu nunca ter lido, penso ser uma boa fonte de informações.

craniometria.jpg
(imagem de uma craniometria (sem relação com Antônio Conselheiro))

Ps: Obrigado, Robson Fernando, pelas dicas.

3 comentários

  1. Robson Fernando set 13, 2008
  2. edvaldo costa fev 21, 2009
  3. Horacio Boson Junior mar 19, 2012

Escreva um comentário