Muscona (fragrância sintética)

Por razões históricas, algumas fragrâncias contém ingredientes inspirados (ou originalmente encontrados) pelo odor de glândula de uma certa espécie de cervo-almiscarado. O cervo e a fragrância são chamados de almíscar. Um substâncial contribuinte para a fragrância natural é a muscona:
molécula de muscona
O cervo está ameaçado de extinção, então a maioria do suposto almíscar que você cheira é muscona sintética (ou outro odor similar ao almíscar).
Síntese de grandes moléculas cíclicas (“macrocíclos”) é difícil – tentar fechar uma longa cadeia de carbonos em um anel normalmente acaba resultando apenas em polímeros e oligomeros (por reações intermoleculares). Uma maneira de conseguir um fechamento desse anel (reação intremolecular) é realizar a síntese em um meio com alta diluição. Um exemplo ilustrativo:
Pegue uma piscina e encha com 10% de cobras. Observe que as cobras tem uma grande possibilidade de interagir umas com as outras. Isso é análogo às reações intermoleculares.
Agora em uma segunda situação encha o restante da piscina (90%) com água e observe que a probabilidade de uma cobra interagir com a outra diminui. É mais provável que a cobra acabe tocando em si mesma. Isso é similar às reações intramoleculares.
Sintetizar macrocíclos não é fácil, embora atualmente se consigam bons resultados. Observe, por exemplo, este recente artigo sobre a síntese da muscona.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/02/muscone_sixty_percent_of_the_t.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário