Corante de Reichardt

O corante de Reichardt é uma molécula agradável em termos de sua estrutura e função:
molécula de corante
Está relacionado com a molécula anterior, a betaína. É tecnicamente uma “betaína” mas num sentido muito mais amplo, uma vez que é um zwiterion (tem uma carga positiva e negativa). Ela possui a propriedade de solvatocromismo – ou seja, muda de cor conforme a polaridade do solvente em que está.
É possível obter essencialmente qualquer cor no visível, variando apenas com o solvente que você usa. Tem um uso bastante diverso em determinar o quão polar é um microambiente (tais como membranas e estruturas do tipo micela). Também pode ser usado (pelo menos consta em um artigo, não sendo exato o quão preciso) para determinar a quantidade de água em um solvente – sendo a água uma molécula polar, pode se obter uma cor específica deste modo.

O nome do corante foi dado em homenagem a Christian Reichardt, que dedicou bastante tempo ao estudo de efeitos de solventes.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/02/reichardts_dye_solvatochromic.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário