Arsenato de cobre cromatado (protegendo madeira)

Arsenato de cobre cromatado é bem interessante. É uma mistura de sais de cobre, de ácido crômico e ácido arsênico.
molecula arsenato de cobre cromatado
O arsenato de cobre cromatado (CCA) fornece uma forte proteção em madeiras contra o sol, fungos e bactérias. Infelizmente o cromo (VI) e o arsênio são muito tóxicos, e podem sair da madeira.
Um dos problemas da madeira é que é essencialmente a ´carne´ da árvore – uma vez separada de sua origem, a proteção contra a ação microbiana e solar estarão ausentes. O CCA providencia essa proteção, e o faz muito bem. Você já deve ter visto madeira com CCA – toras com colocarção esverdeada é indicação de tratamento com CCA. Durante a vida normal de uma madeira, o CCA não é liberado em grandes quantidades (mas mesmo um pouco de liberação preocupa as pessoas). O verdadeiro problema começa na decomposição e queima, neste caso o composto é liberado para o solo ou ar.
Madeira com CCA é muito comum (pelo menos dos EUA) devido a sua eficácia – em um país em que muitas casas e construções são feitas de estrutura leve, precisamos de toras robustas que resistam por décadas. Contudo a maré está mudando. O silicato de sódio (“water glass”) é uma alternativa que está tomando o seu lugar.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/02/chromated_copper_arsenatecca_a.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

E ainda…
Experiencias com sais

Escreva um comentário