Home Física

Perigos em uma sala de ressonância magnética

27

Aparelhos de ressonância magnética são utilizados em hospitais para gerar imagens do interior do corpo e ajudar em diagnóstico médico.
ressonancia
Esses aparelhos funcionam com um campo magnético extremamente forte.
O vídeo abaixo demonstra a força do campo e o perigo que existe se o aparelho não for operado de maneira correta.
A simulação lembra um daqueles desenhos animados, em que um dos personagens engole um imã e foge de facas e objetos que são atraídos. :-)
O vídeo antigo foi substituído por este abaixo.[atualização em março de 2014]

Via OmniBrain




27 Comentários

  1. Quem tem problema de claustrofobia, o que faz? Eu só de pensar em entrar neste equipamento passo mal. Nem consigo me imaginar dentro dele, mas se eu precisar?

  2. como desativar o campo magnético quando for sugado algum objeto de metal tipo uma pistola onde um segurança desatento entra na sal é sugado e a arma sai e se aloja no tubo, como fazer para desativar a força magnetica sem prejudicar o aparelho ou disparar a arma?

  3. Gostaria que vocês me mandassem alguns tópicos , de como é a estrutura da sala de ressonância magnética, ex:na hora do exame quais o profissionais que ficam na sala e quantos ficam,como é a estrutura da sala e mais alguns detalhes. Obrigada!Muito interessante esse saite.

  4. marise.. é mais fácil vc chamar trinta homens pra arrancar a pistola de dentro da máquina do que desligar a máquina… pq uma vez deligada só pode ser religada duas semanas depois… e nisso perde-se dinheiro né!! existe um caso em que chamaram 4 brutamontes pra tirar uma cadeira q foi sugada!! por isso a sala é completamente livre de metal… e quem entra precisa tirar tudo de metal do corpo!!

  5. O esencial é a anamnese do pcte, onde vc o orienta a retirar tudo que for metal ou magnético que estiver de sua posse e depois questionar quanto a cirurgias realizadas e que tipo de material foi implantado e o tempo.

  6. gostaria de saber como posso obter segurança na hora de operar uma máquina de ressonáncia magnética.e como dever fica o local que a maquina dever se instalada .obrigado

  7. muito bom essa imformaçoes para fins didaticos isso e uma grande ajuda para tecnicos e universitarios que eatao começando .

  8. Pessoal, eu trabalho em dois Hospitais em São Paulo, sou Tecnologo em Radiologia Médica e trabalho com Ressonância. Deixa eu ver se eu consigo esclarecer algumas dúvidas:

    1 – ) O aparelho de Ressonância Magnética é um equipamento que trabalha com os átomos de Hidrogênio do nosso corpo, cada átomo tem o seu spin que é o angulo que ele fica girando, imaginem a Terra girando, assim ficam todos os átomos do nosso corpo. O equipamento faz com que esses átomos de Hidrogênio mude o seu angulo de rotação atravez do campo magnético que ele tem, e para os átomos voltarem a posição inicial eles liberam uma energia, e essa energia liberada que é capitada pelo equipamento que forma a imagem. Aquelas partes que colocam perto do corpo do paciente, como a de cranio que parece um capacete, a de torax que parece um colete são chamadas de bobinas, que ajudam o equipamento a capitar o sinal muito mais forte.

    2 – ) Existe vários tipos de equipamento de ressonância, 0,5 Tesla, 1,5 T, 3T, campo aberto, campo fechado, extremidades, cada um tem o seu limite e a forma de onde deve ser instalados. A maioria dos equipamentos tem como seu limite de 130 kilos, isso quer dizer que se o paciente tiver mais que 130 kg não pode fazer o exame? depende. A GE pede para que não coloque pacientes com mais de 120, pelo fato de afetar a mesa que é colocada no equipamento, mais tem a opção de subir manualmente, assim não afetaria o equipamento.
    O gantry da ressonância, que o nome do tubo que as pessoas ficam lá dentro, tem um diaetro que deve ser respeitado, pelo fato da segurança tb, pois a pele do paciente encostada no gantry pode gerar calor e ocorrer queimaduras.
    Então se vcs me perguntarem, um paciente de 130 pode fazer ressonância? eu vou responder, qual a altura dele? qual o diametro dele? porque é diferente vc pegar um Sr. de 130 de 1,50 m de altura e um rapaz de 1,98 m de altura que faz academia.
    Mas se o paciente for a 1 opção, a resposta é simples, não faz.

    3 – ) Pessoas que tem fobia, pessoas que sente dor, pessoas que são inquietos:

    Fobia – Tem a opção do campo aberto, sem não for o suficiente, esquece, porcure outro tipo de exame.
    O problema da dor é que no exame de ressonância os cortes são milimétricos, e o equipamento é muito sensível com movimentos, então se não cooperar e relaxar, as imagens não ficaram satisfatórias, e o exame será em vão.

    4 – ) Instalação dos equipamentos de Ressonância deve ser feito muito bem feito, pelo fato que ela trabalha atravéz do campo magnético do paciente, então imagine quantas ondas magnéticas estão ao nosso redor, TV, radio, celular, internet, todas essas ondas são veneno para ressonância, e acaba causando interferênci na imagem.
    Por esse motivo, alem da blindagem normal que a sala deve ter que a maioria das empresas indicam, os hospitais aproveitam para instalar na parte subterranea do predio, em um que eu trabalho fica no 1 subsolo, no outro fica no 4 subsolo, isso ajuda demais na blindagem, mais se quiser saber sobre a blindagem da sala é só entrar em contato com essas empresas grandes que com certeza saberão, pois varia de tamanho e local.

    5 – ) Quando entra um objeto de metal dentro da sala de ressonancia ele é logo atraido para dentro do tubo, sendo que um de 1,5 tesla é 1.500 vezes mais forte que o campo magnético da Terra, eu trablho em um de 3 T, sinto o meu sapato sendo atraido por ele, se não tive-se calçado ele simplesmente voaria para dentro do tubo, mais existe casos mais graves como cadeira, extintor de incêndio e outros objetos que quantos mais densos e pesados mais atraidos pelo magneto, e ai, só caindo o campo para tirar essas coisas de lá, nenhuma força humana é capaz, e para baixar o campo, ummmmmm, é um preju pro Hospital que vcs não fazem idéia, alem de ter que colocar novamento o Hélio no equipamento que é uma nota, tem o preju dos pacientes que não serão feitos, e tudo isso é mais ou menos 1 semana de trabalho para tirar um objeto pesado dentro do tubo.

  9. Olá
    Sou conceição teixeira e gostaria de saber se pode ser usado extintor de incendio na sala de ressonancia magnetica no casa de incendio.
    Qual o precedimento que deve ser tomado nesse caso.
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  10. isso é um pouco dificil de achar porque vc esta expondo o paciente é anti- ético mais tenta no google ve se acha algo..
    abçss

  11. boa noite gostaria de esclarecer uma duvida eu fiz uma RM do ombro retirei todos o meus objetos de metal do corpo mais esquici meu celular dentro da cueca o que sera que aconteceu ou poderia acontecer,obrigado…

  12. Uso aparelho nos dentes há três anos e preciso fazer uma ressonancia no joelho gostaria de saber se tem algum problema , porque li que não pode entrar na sala com nenhum objeto de metal?O ortodentista disse que mais uns dois meses o aparelho vai ser retirado convém retirar o aparelho primeiro ou não existe problema algum , a clinica disse pra mim que como é no joelho não tem problkema algum!???Mas fiquei desconfiada…

  13. tenho nessecidade de fazer esse exame mas não tenho corgem .fobia, medo de altura,escuro e outros mais. o que devo fazer????obrigada!!!

  14. olá, preciso fazer uma RM para diagnosticar um problema no ouvido,mas tenho uma prótese dentária com muito ouro… será que posso fazer? Além disso, ainda sou clastrofóbica. Aguardo resposta..Obrigado.

  15. fOI INSTALADO UM EQUIPAMENTO DE RMI NOS FUNDOS DA MINHA CASA. OUÇO OS SONS EMITIDOS PELO EQUIPAMENTO QUE FUNCONA EM HORÁRIO COMERCIAL. CALACARAM UMA CHAMINÉ QUE SEGUNDO A CLINICA FAZ ESCAPAMENTO DE HÉLIO ALGUMAS VEZES. O SOM É IRRITANTE COMO PODEM IMAGINAR. MAS MINHA PEROCUPAÇÃO É SOBRE A CONTAMINAÇÃO MAGNÉTICA NO MEU QUINTAL. ESTE HÉLIO EMITIDO PELO EQUIPAMENTO ESTA IONIZADO, CONTENDO RADIOISOTOPOS POSSIVE3L DE DESENCADEAR CÂNCER?
    A PROXIMIDADE DA PAREDE DA SALA DO EQUIPAMENTO COM A MINHA CASA (MÁXIMO 5 METROS) PREDIPÕE RISCO PARA a saude da MINHA FAMILIA?

    • Sobre o perigo do magnetismo não tenho resposta. O hélio não é perigoso. Só seria perigoso se estiver em uma sala contendo somente hélio, iria sufocar. Mas não é o caso.

  16. tenho um dente implantado com pinos fiz ressonncia do ombro qual o perigo para mim pois esqueci de avisar peço resposta urgente ois estou sem dormir de tanto medo

    • Teria problema somente no momento. Após o procedimento não ocorrerá sintomas maiores. Se ocorrer alguma irritação no local, procure um médico.

  17. nesse comentario gostaria de saber se, quem usa o cinto de hernia pode entrar em uma sala de ressonancia para fazer uma limpeza diaria, nem sei se é possivel desliga-la para poder entrar nessa situação ?

Escreva um comentário: