Polônio-210 (assassinato e fumantes)

O Polônio-210 é um radioisótopo que teve uma grande divulgação na mídia por causa de um suposto uso deste no assassinato de Alexander Litvinenko.

Polônio é um emissor alfa – isto é, no processo de decaimento ele libera um núcleo de hélio.
Esses núcleos são massivos e portanto podem ser barrados por uma fina camada de escudo (o papel é citado como exemplo de bloqueio). Fora do corpo o polônio não é perigoso pois sua pele pode barrar os núcleos de hélio emitidos. Já dentro do corpo a emissão será concentrada em certos pontos causando danos. Por causa do curto alcance das partículas alfa, as grandes partículas de Polônio absorverão a própria energia de decaimento, tornando-se assim ainda mais energéticas.

De volta aos anos 90, o então general cirurgião C. Everett Koop sugeriu que uma quantidade significativa de câncer de pulmão em fumantes poderia ser devido à exposição aos isótopos tais como Po-210 (que aparece no tabaco via uso de fertilizantes).

Também era possível encontrar polônio em escovas para limpar LPs. A idéia era que o ar ionizado pela radioatividade dissiparia qualquer eletricidade estática, permitindo limpar a poeira de seus velhos LPs do Led. Mas atualmente as escovas não são mais encontradas, dando lugar a ‘pistolas’ anti-eletrostáticas.

Clique aqui para mais informações sobre o polônio. Derek Lowe também escreveu algo sobre.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/polonium210_smokers_and_spies.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário