Fluoxetina ( do Benadryl ao Prozac )

Aqui já foi mencionado sobre a molécula difenidramina, que é um composto que tem a propriedade de ligar em uma variada gama de receptores. Um dos seus efeitos é a inibição de recaptação de serotonina. Como você já deve ter lido em vários locais, este é o mecanismo de ação dos antidepressívos. De uma nova olhada na molécula de difenidramina:
sono molecula boca seca
E agora veja a molécula de fluoxetina (Prozac):
molecula fluoxetina
Note a similaridade de estrutura. Veja também o grupo trifluorometil (-CF3). Você quase não vai ver compostos organofluorados na natureza (é tão reativo que está impregnado em rochas e minerais por eras), mas estes compostos são muito encontrados em medicamentos.

Este artigo na C&E News estima que um em cada cinco medicamentos contenha ao menos um átomo de flúor. O química do flúor é tão diversificada que tem o seu próprio periódico – The Journal of Fluorine Chemistry.

Para uma visão geral da história dos agentes psicofarmacológicos (incluindo a história da relação da difenidramina com os antidepressivos moderno), de uma olhada neste artigo do periódico Psychosomatic Medicine.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/fluoxetine_from_benadryl_to_pr.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

One Response

  1. Marcos Klar abr 3, 2007

Escreva um comentário