Home Biologia

Sapos(?) venenosos

53

Ontem falei do peixe-lua e da toxicidade de sua carne. Hoje é a fez dos Dendrobatidae… não sei qual é o termo correto em português (rã, sapo, perereca… ? :-) ).
Os Dendrobatidae são muito venenosos e algumas tribos da América do Sul utilizam as toxinas presentes na pele do animal, colocando na ponta das setas utilizadas em caçadas.
a
sapo amarelo e preto
ded
de
sapo cor azul
Mais fotos em
http://thrillingwonder.blogspot.com/2007/02/colorful-poisonous-frogs.html
A vídeo abaixo informa que eles perdem suas toxinas quando em cativeiro.

Leia também
Pássaro venenoso
Os 10 animais mais mortais do mundo

53 Comentários

  1. São Rãs :)

    Elas perdem o veneno em cativeiro porque elas não produzem veneno; ele na verdade vem da dieta delas, rica em insetos produtores de batracotoxina.

    Como em cativeiro eles não se alimentam destes insetos, perdem a toxidade :)

  2. Eles são pererecas. De forma geral, pererecas possuem estes disquinhos na ponta dos dedos, vivem nas árvores e andam ao invés de saltar.

  3. boa tarde!!! eu tive uma esperiencia que fiquei curioso.
    aqui na cidade de cacoal rondonia o meu cachorro estava brincando com um sapo e alguns estantes ele começou a babar e morreu gostaria de ter uma resposta sobre isso…

    desde já agradeço…..

  4. oi moro em belém do pará aqui no meu terreno aparece bastante sapo acho que é o sapo comum ele tem uns 7 cent,e bem gorducho nunca peguei mais quando eles aparecem meus gatos começam a querer brincar eu tiro logo quero saber se faz mal o gato pegar nele se tem veneno se o xixi do sapo cega se pegar no olho e na grama sempre vejo escuma imagino que seja do sapo e se faz mal quando pegamos nessa escuma espero resposta desde já muito obrigada

  5. PRa corrigir, sou biologo, as fotos acima, tem sapos que se enquadram como dendrobatideos, e uma Ra do genero Phylomedusa, que me parece ser um Phylomedusa Bicolor, encontrado no amazonas e em outros paises da america do sul. Tem tb outros sapos mais venenosos como o mais venenoso do mundo: o Phylobates Terribilis. Ele mata com apenas um toque, e tem coloracao amarela variando a cinza meio azulado. E essa historia de mijo de sapo cegar eh lenda urbana, pura mentira. e a espuma que vc viu, tenho quase absoluta certz que sao os ovos depositados pela femea.

  6. Sergio, adiferença entre sapo, rã e gia, é que os sapos sao pequenos tem pele seca e rugosa ezempro o cururu é um sapo, sao de urno, as rã sao bem grande pele bem molhada dedos bem longos e ficam sempre perto de lagos e riachos sao nuturnos tem saltos bem longos, gia é amesma coisa que perereca, adiferencia que as gias aparecem mas frequentes en casas que as pererecas elas tem umas bolinhas na ponta dos dedos que chamamos de discos adesivos fuciona como se fose um ima isso fasilita p ela andar nas arvores é de urno tambem, meu
    nome é marcelo lima trabalho com sapos em manaus do instituto de pesquisa da amazonas inpa.

  7. Moro em Contagem MG, esta semana encontrei um sapo iqual ao da terceira foto de cima para baixo. Parecia que tinha as pontas dos “dedos” pintada de branco e a barriga era rajada de amarelo, branco e preto, e ainda tinha uns fios brancos +- 3 saindo do final de seu corpo,o resto igual ao da foto. Logo vi pela sua cor e pupila igual a de uma cobra venenosa que era venenoso. Gostaria de saber o grau de toxicidade de seu veneno. Só me arrempendi de não tê-lo capturado e levado ao Butantã. Grata

  8. hola los sapos me atraen la ciensia que maneja alos sapos se me hace interesan te
    que hasta ç+
    pienso
    en estudir
    psara
    esto
    bueno lo mejor y lo 1que mas me atrae son los colores que deben cumplir y¡una funcion
    en su organismo

  9. Na prática do ritual do Kambô, utiliza-se o veneno da râ Phylomedusa bicolor, para isso ela é colocada em forma de X com suas pernas esticadas para extrair a tal substância. Gostaria de saber se esse animalzinho depois de ser utilizado é devolvido na floresta novamente ou é sacrificado. Se alguém puder me responder eu agradeço.

  10. OI, queria saber como o veneno do Phylobates Terribilis age, tipo assim, como ele mata.

    Poderia me dizer?

  11. hola eu gostei muito e alem disso estava pressizando para um trabalho meu por qualsa que eu estou estudando bichos peçonhentos ai me ajudou muito e eu tenho serteza que quando eu terminar vai ficar otimo so não gostei por qualsa que os sapos estão sem nome beijjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjão

  12. oi sou a thamy e recentmente uma rã fez xixi no meu olho ,me disseram que o xixi da rã pode cegar,isso é verdade?gostaria muito que me respondssem…

    dede já aradeço…

  13. uma menina me disse que o sapo gia vai ficado grade ,e quando alguem chega perto dele elasai corredo atras da pessoa .
    isso é verdade ?

  14. axo elas muito lindas apesasr de seus venenos…….suas cores fortes e alegres são para confundir,mais na verdade elas são para alertar q são venenosos…..xau bjos pra vcs larinha

  15. O meu comentário é somente o seguinte: fiquei super agradecido pelas informações aqui contigas acerca de sapos, rãs e gias; aqui no interior de Sergipe existe uma outra espécie ao qual chamamos de “caçotes”, uma espécie de gia comprida e que não existe casos de quw a mesma fizesse mal. Mas o que bato aqui na tecla é sobre(me perdoem, por favor,me perdoem se estou sendo meio incoveniente)…. sobre os erros horríveis de português, erros esses, gritantes diria até alucinantes, mataram a raiz gráfica da nossa língua, produzindo até um dialeto que é uma sub-língua. O bom seria é fazer um bom curso de ortografia e semântica da língua portuguêsa. Por favor, não me levem a mal, pois os explanadores foram até simpáticos discorrendo sobre o tema dos batráquios e anfíbios…….mas quanto ao português na sua escrita foram sofríveis. Tudo bem, no mais, tudo bem!!!

  16. as pérolas que colhí:

    *fasilita=facilita
    * de urno=diurno
    *axo= acho
    *noça= nossa
    *hola= olá
    *por qualsa= por causa
    *serteza= certeza
    *mijão= mijam
    *ezempro= exemplo
    *de urno(novamente)=diurno.
    *nuturnos=noturnos
    *amesma= a mesma
    *adiferencia= a diferença
    *fuciona= funciona
    *fose= fosse

    Me desculpem mais uma vez, mas se precisa tornar a dizer e se bater na mesma tecla quanto ao uso correto da língua portuguêsa.

  17. o que importa no fundo é a intençao do jovem ou da jovem escritora em dar uma informasssssao t^^âo precisa e importante para os interessados.Visto que innnporta que eu e outras pessoas não mais comeremos sapos de língua portuguesa.
    Ta lindio o material.Para as mulheres que queiram falar de sexo comigo é so adicionar BRASIL.JOVE.M@HOTMAIL.COM estou esperando ancioso.

  18. os anfibios
    para sabermos indentificar sapos rãs e pererecas e fasil as pererecas tem menbrana inter digital (vocês devem estar pensando o que e essa menbrana inter digital a menbrana nada mais e uma pequena coisa que fazem elas grudarem )ja os sapos tem cascos mei aspero e pele grosa .as rãs tem pele fina e tem glandolas de veneno.

    oi foi um prazer explicar para vocês,o que eu sei sobre os anfibios
    oi sou Iury tenho 12 anos e estou na 6 serie e quero ser BIÓLOGO e vocês que sabem mais podem me falar FALOU.

  19. EU QUERI SABER POR QUE AS RÁ MIJAM PRA SI DENPENDER MAIS A PESSOA MORRE?? SI AUQUEM PORDE ME AJUDAR EU AGRADECO QUASE EU AI ESQUECENDO QUE EU VI UMA RA AMARELA E ELA NAO VEIS NADA COM MIGO QUANDO UE PISSEI ENCIMA DE LA SEM QUERE E QURO

  20. OLÁ RECENTEMENTE FUI FEIXAR A JANELA DE MEU QUARTO E TINHA UMA RÃ,ELA FEZ XIXI EM MEU OLHO ,ISSO É PERIGOSO ,O QUE DEVO FAZER ME RESPONDA COM URGENCIA POIS TO DESESPERADA ,TENHO MEDO DE ISSO TRAZER ALGUMA CONSEQUENCIA RUIM.

  21. OS SAPOS DO GÊNERO SCINAX SÃO DE FATO ANIMAIS DE DIFÍCIL VISUALIZAÇÃ E SEU SOM DE VOCALIZAÇÃO É BASTANTE CARACTERÍSTICOS DE CADA ESPÉCIE PRINCIPALMENTE NAS ÉPOCAD DAS CHUVAS.

  22. me agrada todo lo que tiene que ver con sapos y su veneno, y com[arto la opinion del biologo. parlo francaise, Spik english pero nou falu portugese

  23. me agrada todo lo que tiene que ver con sapos y su veneno, y com[arto la opinion del biologo. parlo francaise, Spik english pero nou falu portugese

  24. Falaí, moçada… rachei o bico de tanto rir com os comentários…
    E com o cara que corrije os erros de português… só que ele escreve portuguesa com acento circunflexo!
    Eita pessoalzinho que fugiu do Mobral!
    Quanto ao assunto, pouco me importa se são sapos, rãs, gias ou c****ho a quatro. Tampouco se mijam ou cagam… kkkkkkk!!!

  25. Esse marcelo Lima é mesmo um analfabeto. Como uma pessoa que mal sabe escrever, pode trabalhar em um instituto de pesquisa? E discordo do outro q diz que o importante é a informação, não se importando como ela é escrita. Por essas e outras q a educação no nosso país está muito aquém de outros.

  26. os sapos são bonitos mais são pirigosos.
    Se um sapo entra em minha casa, minha mãe sai correndo e gritando.
    Todas as mulheres são assim medrosa igual a minha mãe?
    Será que você é assim medrosa igual a minha mãe?
    Escreva e mande a resposta.

  27. sapos são lindo e perfeitos eu amo sapos se pudece criaria em minha casa varias especies, se alguem tiver fotos de sapos mandem para mim…

  28. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh quer me matar agora de noite tudo escuro ve issso eu morro nao vejo isso nuca mais

  29. Ajuda urgente… acabei de achar um sapinho ou rã dentro de casa… por conta dessas chuvas… é bem pequenino… se eu soltar com certeza os animais do quintal vão matá-lo. Gostaria de saber o que posso fazer para alimentá-lo e cuidar dele até crescer mais um pouquinho e achar um local apropriado para soltar. Por favor me responda com urgência no endereço agapi@hotmail.com Obrigado

  30. Olhem se tem a pele mais enrugada, este com certeza será e sapo ele terá glandulas venenosas atrás do pescoço, nao aperte sua superficie, caso contrario liberará a toxina.
    Se for rã, atenção pele lisa cores foscas sem problema.Pele lisa cores chamativas (vermelho, laranja, verde, amarelo…)não toque pois irá morrer em uma hora, caso nao tenha contato medico imediato.
    Caso você tenha contato com urina de anfibios desse gênero lave a área afetada com água e sabão neutro.

  31. aqui em casa vi um sapo muito etranho que eu nunca vi um igual na barriga dele tinha uns riscos preto e a barriga era branca com as pernas vermelhas e em cima era zinza queria
    ele é muito rapido(esperto)queria saber se ele é venenoso?quero a resposta

  32. Tenho gatos e cachorros, e esta aparecendo muitos sapos, de diversos tamanhos. Inclusive uns grandes dormem na agua que os gatos e cachorros vao beber. Gostaria de saber se faz mal aos caes e gatos? E se a urina deles tambem é prejudicial? Se pode ocasionar algum mal para os caes e gatos se eles (sapos), fizerem xixi dentro ou fora da agua e os cachorros e ou gatos ingerirem???

Escreva um comentário: