Acetato de etila ( no esmalte )

Este é um composto familiar para quem trabalha com química.
Certos compostos, chamados de ésters, podem ser preparados a partir de um ácido e um álcool (normalmente um ácido carboxílico). Eles são muito empregados na indústria do sabor e odor, embora não sejam estáveis em água por um longo tempo, hidrolizando com a liberação de um álcool e um ácido, que podem ter odor desagradável).
Um clássico de um laboratório de química orgânica é a preparação de um éster com aroma agradável partindo de ácidos carboxílicos fedidos e álcoois (tal como, por exemplo, butirato de amila, preparado de pentanol e ácido butírico, este último com odor de vômito).
Ocasionalmente pode ser usado como aromatizante para imitar frutas, mas é mais comum como solvente, por exemplo, em removedores de esmalte que não contém acetona (ou em reduzida quantidade).
etil acetato
O acetato de etila é um dos poucos ésteres que você pode encontrar em grandes quantidades – provavelmente porque os precursores etanol e ácido acético são fáceis de obter e baratos.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/ethyl_acetate_pineapple_solven.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário