Éteres coroa e permanganato de potássio

Éteres de coroa são séries incomuns de moléculas que tem habilidade de complexar pequenos cátions, principalmente metais alcalinos como sódio e potássio. Estas moléculas cíclicas, por complexar um cátion, podem permitir um sal existir em um solvente orgânico que antes não o comportaria. Isto possibilita realizar reações que antes eram difícies de se conseguir.

Um bom exemplo é como o 18-coroa-6 (mostrado abaixo, um anel de 18 membros com 6 ligações oxigênio/éter) pode ajudar o permanganato de potássio (belo agente oxidante púrpura a base de manganês (VII)) a se dissolver em solventes orgânicos. Normalmente só é possível ter permanganato em solventes muito polares (talvez só água, eu não sei). O uso de 18-coroa-6 com permanganato de potássio em um solvente orgânico gera um complexo potássio-éter coroa, permitindo o íon permanganato existir em solução.
eter coroa

Coisas como esta são úteis porque você, as vezes, por diversas razões, tem que transformar muitas moléculas orgânicas em solventes .
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/crown_ethers_purple_benzene.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

2 comentários

  1. MARCO mar 21, 2007
  2. MARCO mar 21, 2007

Escreva um comentário