Isopropóxido de titânio (precipitando óxidos)

Isopropóxido de titânio é um ácido de Lewis e é útil em síntese orgânica por esse motivo. É também útil para síntese de vários compostos contendo titânio.
molecula de isopropoxido de titanio
Outro fato interessante sobre o Ti(OIPr)4 é que ele hidrolisa formando um precipitado volumoso de óxido de titânio (IV).
A hidrólise do isopropóxido de titânio (IV) é desejável por vários motivos, um é que tende a formar suspensão de nanopartículas.
O fato de reagir tão avidamente com água significa que você usar essa reação para eliminar água de um meio reacional, tal como na aminação redutiva. O seu caráter de Lewis é também útil.
TiO2 é fundamental e merece um texto só pra ele. É difícil visualizar toda a sua importância na indústria; seu alto índice de refração, baixo custo, e baixa reatividade fazem com que seja o pigmento branco de uso mais comum.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/02/titanium_isopropoxide_clear_li_1.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário