Richard Feynman – Um cientista em minha vida

richard feynman
´Carnaval Científico´ do blog Brontossauros em meu jardim. A proposta é escrever um texto sobre um cientista que fez diferença na sua vida.

No meu caso achei um pouco difícil no início. Quem eu poderia escolher? Tenho o costume de não idolatrar ninguém.
Qual cientista mereceria uma admiração sem parecer bajulação?
Parei, pensei… sim! Richard Feynman!
Depois de ler ´Deve ser brincadeira, Sr. Feynman!´ comecei a procurar mais sobre o Richard e acabei encontrando alguém que merece admiração.
O Feynman parecia sempre estar se divertindo com tudo o que fazia. Mesmo em ambiente de trabalho sempre sobrava tempo para brincadeiras com os colegas. Alias, foram tantas brincadeiras e situações engraçadas que acabaram rendendo um um livro inteiro.
O físico Murray Gell-Mann, mais sério, não gostava muito das brincadeiras e não perdia oportunidade para criticar o estilo.
Tirar sarro de psiquiatras, arrombar cofres com segredos militares, escrever equações em um bar strippers, simular o conhecimento de diversas línguas, desfilar no carnaval… tudo isso fazia parte da divertida vida de Feynman.
Leonard Mlodinow, escreveu o livro ´O Arco-íris de Feynman´, no qual relata mais algumas histórias da interessante convivência com o amigo.
Quem mais poderia ressaltar que o conhecimento científico duplica a capacidade de se perceber a beleza de uma flor?!

carnaval cientifico
Ok… estou um pouco atrasado com a publicação deste texto. O combinado era até o dia 18. 🙂

Escreva um comentário