Jogando para resolver problemas da ciência

tela do programa
Não é nova a idéia de utilizar um jogo para tentar resolver um problema computacional. O Google é uma empresa que já utiliza esse conceito em seu ´Image Labeler´ ( http://www.gluon.com.br/blog/2006/09/02/google-image-labeler/ ), um jogo para descrever imagens.
Agora a proposta, desenvolvida pela Universidade de Washington, é utilizar a diversão para resolver o problema do enovelamento de proteínas. O grupo que desenvolveu o jogo pretende verificar se os humanos são mais hábeis em reconhecer e resolver problemas de estruturas de proteínas, se comparados a programas de reconhecimento automático de enovelamento. Se isso se revelar verdadeiro será possível aprimorar o software para que os humanos encontrem estruturas em proteínas de forma ainda mais rápida.
Para jogar basta baixar o software (mais de 50MB) disponível na página do projeto.
http://fold.it/


http://youtube.com/user/UWfoldit

Eu testei e achei um pouco difícil de entender qual é o melhor modo de se otimizar a proteína. Assim fiquei na tentativa e erro com uma baixa percepção da forma correta de se jogar. Talvez com um pouco mais de paciência eu consiga melhorar minha pontuação.

Se você não tem tempo para jogar, pode utilizar seu computador para fazer tudo sozinho, participando do projeto de computação distribuída [email protected]
http://boinc.bakerlab.org/rosetta/

5 comentários

  1. Pingback: Glúon by Brudna « maio 11, 2008
  2. juliana jun 4, 2008
  3. Bruno abr 3, 2009
  4. Júlio César Bittencourt gomes jul 20, 2009
  5. lorena borges fanhani jun 6, 2011
  6. Rosa maio 19, 2013

Escreva um comentário