Uma vida bem documentada

logotipo do site do arquivo de documentos
Dymaxion Chronofile, este é o nome de um arquivo de quase toda uma vida de um homem.
O americano Richard Buckminster “Bucky” Fuller, cujo ´currículo´ inclui os atributos de autor, disigner, futurista, inventor, poeta e visionário, resolveu documentar todos os detalhes de sua vida anotando a cada 15 minutos os detalhes relevantes. A tarefa começou em 1915 e teve fim somente em sua morte, no ano de 1983.
As anotações apresentam cópias de todas as correspondências, notas, documentos, esquemas e recortes de jornal.
As referências que consultei afirmam ser a vida mais bem documentada na história. No entanto acho que já vi em algum lugar que outra pessoa resolveu realizar uma tarefa semelhante, não sei se a riqueza de detalhes é da mesma dimensão feita por Buckminster.
Em 1999, a biblioteca da universidade de Stanford comprou todo o arquivo e mantém toda a pilha de papéis, que totaliza mais de 80 metros de comprimento, além de mais de 2000 horas de gravação em vídeo e áudio.
http://www-sul.stanford.edu/depts/spc/fuller/index.html

Outra recente tentativa de se documentar massivamente uma vida é abrigada nos laboratórios da Microsoft. É o ´MyLifeBits Project´ comandado pelo engenheiro Gordon Bell, e tem o objetivo de reunir o maior número de informações possíveis sobre a sua vida e desenvolver um software capaz de armazenar e organizar tal volume de informações.

capa da revista com Gordon Bell

Leia uma matéria sobre o assunto na Scientific American Brasil
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/uma_vida_digital.html

No Responses

  1. Pingback: Origami de um fulereno jul 7, 2008

Escreva um comentário