Tereftalato de polietileno (garrafas PET)

PET (tereftalato de polietilano) é um polímero largamente utilizado. Talvez você já tenha ouvido falar em dacron, mylar ou poliéster.

O PET é produzido (entre outros métodos) pela condensação de ácido tereftálico e etilenoglicol.

pet molecula garrafa

PET está em todos os lugares, de garrafas de água a tecidos. Talvez o mais elegante uso é como mylar (boPET); uma forma de PEt orientado.
Prelinger Archive é um interessante repositório público de vídeos do século passado. Durante a guerra (e em outras épocas), o nadador olímpico, Henry Jamison “Jam” Handy publicou filmes educacionais de curta duração.
Os vídeos abaixo foram criados pela DuPont para propaganderar seu, na época, novo filme de PET, chamado Mylar. De testes com bola de boliche a trapezistas penduradas por filmes de Mylar; o vídeo é uma amostra do império Americano no seu melhor. Filmes educacionais e infomerciais poderiam tomar lições deste vídeo. São 30 minutos no total; acho que você pode encontrar um tempinho para aproveitar esse material.
(atualização em abril de 2015: infelizmente os vídeos não existem mais)
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/10/polyethylene_terephthalate_cal.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

3 comentários

  1. verena mar 30, 2007
  2. JON maio 27, 2008
  3. JON maio 27, 2008

Escreva um comentário