Home Biologia

A ciência explica o amor


É comum alguém argumentar que a explicação científica de algum assunto tira a poesia e beleza das coisas. Acho que não preciso detalhar que isso é um absurdo, seria o mesmo que achar que um churrasco perde o sabor porque conhece a estrutura de uma proteína.
Então segura as pontas, porque a ciência já tem um bom conhecimento dos mecanismos do amor.
why we love
Why We Love : The Nature and Chemistry of Romantic Love
O desejo sexual é potencializado pela dopamina, um neurohormônio produzido pelo hipotálamo que provoca a liberação de testosterona, hormônio que desperta o desejo sexual. O amor é uma sensação de união que é reforçada pela presença de ocitocina, que é sintetizada no hipotálamo e secretada no sangue pela pituitária. Em mulheres, a ocitocina estimula as contrações do parto, lactação e amor maternal. Tanto em homens quanto em mulheres esta aumenta durante o sexo e explode durante o orgasmo, tendo influência na união do casal.
Alguém vai deixar de amar depois de ler esta explicação?!




79 Comentários

  1. em pensar que o amor é uma coisa tão simples e por isso mesmo é tão complicada. apesar de ser simplesmente do jeito que está descrito por que a gente complica tanto.

  2. Muito interessante, o mais intrigante é que estamos aos poucos associando as sensações e sentimentos com a fisiologia neh! rs tomara q isso cresça!
    abraços

  3. Quero saber quando o amor acaba e quando ele termina, em que momento essas ações acontecem.Afinal ele chega da mesma maneira que entrou, sem notarmos.Quero escrever um livro sobre esse tema, Quando o amor começa e quando o amor termina, ainda estou em processo de pesquisa.Você pode me ajudar?

  4. O luiz por que apagou meus comentarios em eu digo que o amor não pode ser compriendido pela ciencia ele é um dadiva de deus cara vc acredita em deus por acaso

  5. A explicação básica e teorica do amor é essa será que o amor apesar de ser uma forma de carinho mais profunda ele depois de iludido é triste e acaba magoando alguém,porque tem sempre que acabar magoando alguém?Enfim o amor é complicado de se entender!

  6. Até agora foi explicado o processo fisiológico do amor, porém o que me intriga ñ o processo em sí, mas como as pessoas amam uma determinada pessoa e não outra. O que a ciência tem dizer sobre como é despertado o amor nas pessoas? Obrigada pela atenção.

  7. O que é o amor eu nao sei, só sei que um sentimento muito complicado.
    Conheci alguem a dez anos atraz, fomos amigos durante dois anos, apos esse periodo, acamos ficando algumas vezes. Nao sei porque nao deu certo, apesar de sentir algo muito forte por ela.
    Hoje sou casado, amo muito minha esposa, nao troco minha vida por nenhuma outra. Mas sou sincero e confesso que quando vejo miha antiga namorada,fico sem ar, sem chão, com frio na barriga terrevel, chego ficar tremendo. E o piór é que percebo o mesmo da parte dela.
    Sera que alguem pode sentir amor por duas pessoas mesmo tempo?

  8. Muito interessante.
    Realmente tudo o que acontece a nós e a nossa volta tem uma explicação “cientificamente” cientifica. Só falta a um novo “Voltaire” inventar um amorimetro. Facilitava a vida a muitos casais. E já agora uma aparellho que medisse a eresão.

  9. De fato, realmente, isso tudo é muito explicativo ao levarmos em consideração que o organismo de nós homens (por produzir-mos 1mg de testosterona, contra apenas 0,1mg da mulher, por dia) nessecita de muito mais AMOR q a mulher (rsrsrs)….

  10. O AMOR NUNCA SE OBTÊM POR ACASO, ELE É SEMPRE O RESULTADO DO ENTENDIMENTO HUMANO, COMO OS SERES EXISTENTES DA TERRA SE COMUNICAM!

  11. como muitas pessoas tem um conceito apenas abstrato, ou ,em muitas situaçãoes uma visão deturpada sobre o amor,penso ser siguinificativo ,salutar, tais explicações .Mais onde está o amor pleno ? foram citadas explicações químicas ,reais,indicutíveis para um amor afetivo. Agora o que explica o amor efetivo? Entendí a razão de vários hormônios agirem na namanutenção de um amor puramente sexual,de certa forma limitado a afetividade . Onde nasce a capacidade de perdoar alguém que não merece meu perdão,mais que precisa dele para voltar a viver bem?Amor efetivo ,abrangente,concreto. Este amor efetivo Desprovido das explicações psicológias,estas o lançam nos aspectos culturais do indivíduo.Definições biológicas tentam minimizá-lo a uma série de outras reações químias. Preciso de explicações com dimensões mais profundas .Não desprezo o conhecimento cientifico, ao contrário,amo e preciso da ciência para viver de forma equilibrada.Por hora descordo da idéia de que o amor é uma série de reações químicas,existe um a explicação que transcende a estas ,e quando eu tiver mais propriedade sobre o assunto terei o maior prazer em dividir com voçes meus conhecimentos.

  12. O ser humano é composto por corpo (homônios e desejos), mente (pensamentos de toda espécie e até os pensamentos românticos) e espírito (que é quem sente o verdadeiro amor ou afeto por outro ser que não ele mesmo).
    Então, entendendo as partes poderemos entender o todo.

  13. penso assim, quando a outra pessoa tem algo q nos queremos algo q nos deixe bem, que nos faça sentir prazer, algo que ela tenha a oferecer pedindo em troca apenas a nossa presença o nosso jeito de ser, isso é amor esse sentimento egoista. mesmo quando mudamos pelo outro estamos sendo egoistas por não querer perder td aquilo.

  14. Amor e o que nos sentimos por alguem que o coraçao escolhe Amor e uma palavra que não da tem explicação, mas existe varios significados para ele tipo o amor de uma mão não e e o mesmo pelo cachorrinho de estimção
    o amor que eu sinto melo meu namorado não e o mesmo que eu sinto pelos meus amigos e assim vai
    amor tem varios sigificados porem não podemos explicar porque sentimos ele
    Amar amar amar somente amar

  15. Realmente esta foi uma explicação puramente científica de como os seres humanos se relacionam sexualmente, acredito que este seja um instinto animal que transcende oa valores existentes de ética e moral…
    Mas e o amor?
    Este é surreal,livre de reações quimícas, de preconceitos…

  16. … interessante tudo isso sobre amor, mais é certo que o mesmo não se resume somente em um sentimento. Por mais que tentamos explicar a essencia do amor, nunca conseguiremos.. Amar ao meu ver não é um ato intuitivo, mecânico, é uma decisão livre e consciente que parte de cada um.

  17. Achei muito interessante a explicação do amor,mas talvez por não ter começado minha vida sexual ativa, acredito que o amor não está exclusivamente vínculado ao sexo. Tornando essa explicação incompleta, pois antes de afetar o nível hormonal no corpo existe o motivo pelo qual isso é despertado.
    Pq motivos amamos alguem e não outrem?
    uma vez que é possível ter um nível elevado de desejo sexual e não amar, ou amar e não ter o nível de desejo sexual suficiente,mas morrer por uma pessoa amada.

  18. amor as vezes correspondido outras naum.
    amar eh nuam esperar que o outro o ame simplismente amar!
    Injusto?
    vc decide.

  19. o amor é um acontecimento grande em nossas vidas!mais o sexo é inesplicavel e o orgasmo é estraordinario sem ele ninguem pode ser feliz !!!

  20. o amor em si , um estado de espirito que nos realiza, pode ter suas origens na mecanica evolutiva dos seres vivos racionais, pois configura o nosso cerebro para o prazer e a vida. hoje sabemos que algumas drogas agem da mesma forma , por isso e tao dificil largar.sejam felizes amem, esse vai ser o unico comentario.

  21. … Minha gente, pq essa complicação td? O q é o amor…
    Qrem saber oq eu axo? Vamos lá…
    Amor nada + é q uma pura ilusão, coisa d nossa cabeça… Vejamos bem, dizem q amor vem d onde? D coração.. bom, se ele vem d coração.. como se esxplica isso.. pelo q eu saibaa.. o amor é um simples orgão como outro qlqr d corpo humano, q serve p bonbear sangue.. não é isso?
    Então, se ele não vem d coração(q é um simples orgão d corpo), ele vem d cabeça… melhor falandoo d alguma parte d celebroo, q honestamente eu não sei ql… Se ele vem d celebro.. Não tem logica falar q é uma ilusão?
    Amor é uma puraa bobagem, coisa ds nossas cabeças.. ou melhor dizendo.. Amor é uma obseção q temos por alguem.. =/ Amor não existe, só p aqle q acreditam… o/

    hehe… brincadeirinhaa… era só p descontrair..
    Amor é um sentimento tão divino e abençoadoo q ninguem consegui explicar.. simplismentee.. AMEE e seja feliz.. ou não.. =O
    bjão p tds

  22. É serio??? =O
    Nem sabiaaa…. metira q é assim q se escreve celebrooo…. eitaaa! CEREBRO! Foi mal d novoooo…
    Ah! sim, se vc não percebeu, tem um monte d coisa erradaaa… o pior é q não lembrooo se qndo escreviii, escrevi erradooo ou foi só p tirar ondaaa… não sei bem. Só sei q sabia q alguem ia falar… Ei, aproveitee e termine de corrigir… hehe
    Menina inteligente vc olhaaaa…. continue assim, qm sabe qlqr dia vc não ganha um premioooo… por ter um CELEBRO tão genial… kkkk
    bjão p tds

  23. Muito superficial essa teoria. Não se faz uma teoria desta forma, creio eu que seja algo tirado da cuca de algun administrador desta pagina, senao da web mesmo. a ciencia não ta indo tão bem assim.

  24. Bom segundo o texto acima, o amor é um sentimento relativo e independente das outra emoções. Em minha opinião particular, coloco que o amor é algo que se deva sentir e viver e não para explica-lo científicamente.

  25. segundo o texo la em cima .. axo q nao tem nem um pouquinho de quem sabe o q é o amor..
    como todos dizem: O AMOR É UMA COISA ENESPLICAVEL….

  26. o amor nao existe é um estado piscologico ou de espirito como queira isso é se existir espirito rsrs é como a alegria ou tristeza ele vm e passa.é a mente agindo sobre o corpo.nada mais.

  27. amor… pq dizemos q ele e tao belo se sabemos q talvez dqui a algum tempo teremos odio dele(sem deixa d considerar q foi bom enquanto durou)????
    as vezes nos arrependemos de o telo sentido as vezes ñ ( depende da pessoa, da outra pessoa e de como foi o amor por exemplo o amor ñ correspondido)
    ñ gosto d dizer q o amor e o pior dos sentimentos nem digo q e o mais belo ja q todos sabemos q e egoista, mas quem ja amou sabe q ele traz alegria, felicidade, saudade, solidao, tristeza, vc ate se minimiza por amor aumentando sempre a pessoa amada, vc enlouquece! mas chega um ponto (quem ainda esta amando ñ sabe POR ENQUANTO)que vc tenta esquecer (na verdade ñ tenta : faz de tudo)e entao amadurece refletindo mas por outro angulo c outros olhos.e ai q vc ve q tudo isso valeu a pena pois por + curto q seja (ñ se inclui a paixonite infantil)vc ja e outra pessoa e ñ aquela outra egoista q se deixou levar por esse sentimento egoista E INESPLICAVEL ja q a ciencia explica como se inicia e ñ como vai se desenrolado se desenvolvendo pois o amor exije muito do nosso tempo para se dizer em palavras objetivas e mecanicas

  28. o amor é siplesmente enesplicaveu poi hoje voce esta ak felis da vida e amanhar esta enqueto encapas e pensano 24 horas da quela pessoa que balançou seu coração eu ñ sei por que isso acontase mais essa é a vida e nos temos que viver com ela ate ao finau de nossas vidas eu não achei niguem para desabafar mais eu consutei vocês.ha o saite de vocês me esclareceu algo bejos!!!!!!!

  29. O amor é um sentimento que realmente nem a ciência é capaz de compreendê-la, porque se a ciência soubesse a compreensão do amor, então logicamente que os cientistas inventariam a cura para essa overdose do amor, então o amor é o que cada um tem vontade de dar as pessoas que o cérebro faz questão que a pessoa esteja presente no coração.pode ser qualquer substância do organismo, mas realmente você ama quem você quiser, basta saber escolher a pessoa certa.

    • Renato, não é só um cientista entender um processo para necessariamente achar uma ´cura´.
      Já existem medicamentos indicados para casos de ´sofrimento por amor´, basta procurar um psiquiatra.

  30. Acredito que de maneira alguma devemos crer que se há uma explicação científica para todos senão quase todos os fatores de nossas “caminhadas”, mostremos por então, que toda a graça, toda a beleza possa ser extraída e assim não relato por se Deus quiser, desejarei ser uma futura química, mas sim, por ser e ter beleza o fundamento ou os fundamentos que permitam mesclar todas as formas de conhecimento, pois acredito ainda que em todos os complexos ou não, há diversas misturas e essências por assim relatar, diversas… Abraços…

  31. Depois de saber cientificamente o que ocorre no cérebro no processo do amor, sexo… Para mim aumenta muito mais o prazer, a beleza e o êxtase de se FAZER AMOR. Parabéns! E viva a ciência que cada dia nos coloca mais próximos das verdades essenciais.

  32. vc q são uns i***tas q querem tentar explicar o q é o amor……….
    quando se tenta explicar é pq nunca foi amado…………
    feliz é aquele q ñ quer entender……..

  33. ok..mas onde começa e termina o amor? Porque o que eu li logo acima, nada mais é que a explicação pura e animalesca do amor de um ser qualquer..poderia ser dos golfinhos, salvo as diferenças hormonais…

    No caso tendo o homem como centro das discussões: é possível que exista mais de um amor na vida…ou o amor é unico e só ocorre verdadeiramente com uma pessoa….e por quê? existe algo que exalamos que desperte em nosso parceiro o amor…afinal, o que é amor? (visto que a descrição do quadro lá em cima é atração pra acasalamento)

  34. concordo com o texto ! acredito que existe Deus , mas a ciência explica muita coisa e o amor é uma delas , deixem-se de porcarias , esta tudo na nossa mente , não é no nosso coraçao -.- é apenas um orgão que bombeia sangue .
    Dizem que não se consegue viver sem amor… o oxigénio é bem mais importante !!!

  35. se formos comparar uma pessoa que vive sem amor com uma que esta sem oxigénio… huumm … –‘
    este mundo esta perdido

  36. o amor e inexplicavel…nao se sabe ao certo oq se sente, nem oq lhe impulsiona a fazer coisas que nao faria normalmente…como explicar???

  37. querem saber de uma coisa amor é o que nos deixa pra cima quando esta perto e o que nos deixa para baixo quando esta longe …..
    num é simples falar de amor quando amamos e muito menos quendo num amamos…
    a dopamina ele num é, e numca sera o que fabrica amor, dopamina é uma consequencia que o amor faz em nossas vidas por isso ficamos tao doidos,mais tao loucos que ate nos duvidamos de nos mesmos falo isso pq eu cheguei e me jogar na frente do carro do meu namorado pois ele me dise que ia embora para os EUA estudar….e quer saber de uam coisa ??? nao me errepeno de nadinha o que eu fiz pois se eu me desse por vencida jamais fariamos 18 anos de casados nesse proximo mes… eu sou pscicologa e mesmo assim me dou por paciente de mim mesmo quando o assunto é amor sabe pq??? pois quando amamos, a pessoa pode ser a meis centrada, ela ou ele faz loucuras. eu digo loucuras desde se jagar na frente de um carro, áté como se jogar na frente de um onibus..
    amor nao se explica se sente e isso o que faz a dopamina

  38. O amor verdadeiro só existe com um pouco de ausência entre casais, porque bate a saudade e o desejo. E quando o uma pessoa estar aprendendo a amar, digamos apeixonada tem como consequência a fauta de rasão que teme a machucar.

    rafael ferreira.

  39. o amor nao e uma coisa siple porque nao ven com manual sobre ele,ele so demostra o setimento que temos ao conheser uma pessoua,mas asim mesmo causa uma dor teriveu nas pessoasque o tem, nao podemos vugir dele mas podemos persistir no amor,mesmo que nos cause sovrimento nunca deixe de pesar do que o amor pode causar.
    coisas bouas ou ruim de mais,mas asim mesmo pesista nele voce perdeu uma batalia mas nao a quera persista no amor.
    e melhor lutar mesmo que saiba que vai perder doque perder sen lutar,se nao vc vai ser um perdedor para senpe.

  40. é verdade sim ke o amor tem as suas reacoes ke sao kimiks..
    ja passamus por iso e komesa a si suar gagejar a exitar e mt +..

  41. Se o amor não é conrespondido,amigos é porque não existe amor em um dos dois.Pois quando é amor dos dois há conrespondencia sim.Quando isso acontece,apenas um tem amor verdadeiro seu par não a ama de verdade.Porcure sua alma Gemea.

Escreva um comentário: