Glúon/ blog

InChI (web semântica e química)

Isto pode não se aplicar para muitos leitores, mas acho que é uma temática importante. Como você deve ter percebido, não é muito fácil encontrar informações químicas. Em muitas das máquinas de procura, você está limitado a palavras-chave associadas com o documento ou com o texto presente no documento. Normalmente, moléculas químicas estão presentes como arquivos de imagens (como um simples e individual arquivo ou então embutidas em um PDF, nos quais não é possível realizar procura por elas).

IUPAC ajustou o InChI como um identificador (quase) livre para compostos. Se marcar suas paginas com InChIs, você pode tornar as informações químicas encontráveis. Nature Chemical Biology e Beilstein adotaram esse padrão (entre outros, clique aqui para mais informações)

Por exemplo, 1-cloro-2-flúor-3-bromo-4-metil-5-hidroxi-6-cianobenzeno:

Fazer uma molécula ter as informações do InChI é tão fácil quanto dar um nome.

Aqui esta o InChI desta estrutura
InChI=1/C8H4BrClFNO/c1-3-5(9)7(11)6(10)4(2-12)8(3)13/h13H,1H3

Isto pode ser feito em programas de desenho de estruturas, como o ChemDraw.

Para maiores informações leia o blog de Peter Murray-Rust.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/10/inchi_semantic_web_babble.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile