Glúon/ blog

Sacarina – Doce, doce aminação

A sacarina, como muitos outros adoçantes, foi descoberta por acidente. Do artigo da Wikipedia:

A doçura da sacarina foi descoberta acidentalmente por Ira Remsen, professor na Johns Hopkins University, associado eo laboratório Remsen. Em 1879, enquanto trabalhava com alcatrão de hulha (tolueno), Remsen descobriu a doçura da sacarina no jantar por não ter lavado completamente as suas mãos, como havia feito Fahlberg durante o lanche.
Remsen e Fahlberg publicaram em conjunto a descoberta em 1880 (Fahlberg, C.; Remsen, I. Ãœber die Oxydation des Orthotoluolsulfamids. Chem. Ber. 1879, 12, 469-473).
Contudo, em 1884, Fahlberg patenteou a produção em massa da sacarina sem mencionar Remsen. Sobre o assunto, Remsen comentou: “Fahlberg é um canalha. Dá náuseas ouvir o nome dele mencionado juntamente com o meu.”.

Não existem muitas coisas para se dizer sobre a sacarina, que você já não saiba. Não é muito popular atualmente e foi repetidas vezes quase banida nos EUA. Ainda tem seu lugar em pacotinhos de adoçante, algumas gomas de mascar e algumas bebidas (não muitas – atualmente para a maioria usam sucralose, aspartame e Ace-K).

Interessante é que a sacarina tem seu lugar em síntese orgânica. Uma reação conhecida como síntese de Gabriel usa ftalimida potássica, que é bem similar.

Talvez consiga-se realizar uma síntese de Gabriel com sacarina!
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/saccharin_sweet_sweet_aminatio.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile