Glúon/ blog

Fotografando a luminescência atmosférica

Artigo original em ‘Photographing Airglow‘.
astrofotografia no vietnam
Luminescência atmosférica sobre Sa Pa, Vietnam

A aurora não é visível em todas as partes do mundo, mas um fenômeno semelhante irá adicionar um pouco de verde nas suas astrofotografias.

No início eu ficava intrigado com um brilho verde que aparecia em minhas imagens de paisagens noturnas. Eu pensei que talvez minha câmera estava bagunçando o balanço de branco (white balance) ou algo assim, mas tem sido algo bastante consistente de lugar para lugar e de câmera para câmera. Acontece que este brilho verde fraco é um fenômeno óptico muito parecido com a aurora chamado luminescência atmosférica (airglow, ou aeroluminescência). Tinha ouvido o Brad Goldpaint falar sobre luminescência atmosférica, que é um dos fotógrafos que continua a inspirar-me com o seu trabalho, mas eu nunca tinha percebido o quão comum o fenômeno realmente é. A luminescência atmosférica é a razão que, mesmo na mais escura das noites, sob uma lua nova, o céu não é sempre puramente preto. Aos olhos humanos, isso pode fazer o céu aparecer ser de um azul bem fraco. Nas fotografias, ele aparece como um brilho esverdeado. Na recente oficina oferecida pelo lonelyspeck.com em Trona Pinnacles no início de junho de 2013, é possível ver a luminescência atmosférica em combinação com uma lua crescente e as lâmpadas de vapor de sódio, na cidade de Trona, na Califórnia que deu um aspecto um arco-íris de cores que matizou todas as fotografias dos participantes da oficina.


Leds vermelhos, estrelas azuis, nébula rosa, luminescência atmosférica verde e poluição luminosa laranja.

De acordo com o site Atmospheric Optics, “… a luminescência atmosférica é a luz de átomos e moléculas a 80 km ou mais que foram excitados eletronicamente em vibração-rotação” “a luz verde dos átomos de oxigênio excitados domina o brilho.” Basicamente, depois de um dia de sol, um número de partículas de ar irá absorver a energia do Sol, “excitando” os elétrons dos átomos. Durante a noite, estas partículas excitadas lentamente liberam seu estado de energia extra, na forma de um fóton. Neste caso, o oxigênio libera um fóton verde e vemos isso como luminescência atmosférica verde.


Espectro de luminescência atmosférica via Atmospheric Optics

Uma das coisas mais legais sobre a luminescência atmosférica é que isso acontece em todo o mundo; não é exclusivo para as regiões polares como as auroras e praticamente ocorre todas as noites. Isto está em contraste com a aurora que requerem uma interação entre a radiação solar e as partículas da atmosfera superior. Muitas das minhas imagens da Via Láctea registradas no passado tiveram equilíbrio de cores e mudanças de balanço de brancos que basicamente eliminaram o brilho verde da luminescência atmosférica. Agora, eu acho que vou ter mais cuidado para preservar esse fenômeno sutil, mas bonito. Leia mais sobre luminescência atmosférica na wikipedia aqui.


Luminescência atmosférica e poluição luminosa alaranjada em Trona Pinnacles.

ATENÇÃO (AVISO DO GLÚON BLOG) – Este texto é uma tradução do original ‘Photographing Airglow
‘ que está disponível em licença Creative Commons no site Lonely Speck. Os links originais foram preservados sem alteração do Glúon Blog.

Sair da versão mobile