Glúon/ blog

Cozinhando batata com calor humano – Fevereiro de 1930

A revista americana ‘Modern Mechanix’, em sua edição de fevereiro de 1930, trazia uma matéria sobre o estudo do metabolismo no corpo humano.

Como é de costume deste tipo de revista popular, a matéria é exagerada e chega a afirmar que o calor do corpo humano (se focado(?)) poderia ser suficiente para cozinhar batatas.

O texto na revista:
Os cientistas descobriram que os nossos corpos são como motores a combustão na qual a queima de combustível (comida) é acompanhado pelo consumo de oxigênio, liberação de energia térmica e produção de dióxido de carbono, como é o caso em todos os motores a combustão. Cientistas acham que o calor de uma única pessoa, se devidamente focado, seria suficiente para cozinhar batatas.

Infelizmente não é possível ‘focar’ o calor de um corpo como o proposto na matéria. Sim, a diferença de temperatura entre o corpo humano e o ambiente poderia ser utilizado para o funcionamento de uma máquina térmica. No entanto com um rendimento muito baixo. Carnot que o diga. Ou talvez tenha serventia para quem prefira batatas praticamente cruas. 🙂

Via Modern Mechanix

Original (English) content from Modern Mechanix (http://blog.modernmechanix.com/). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile