Glúon/ blog

Esfera de Dyson

A ´Esfera de Dyson´ é uma invenção para o futuro. Um futuro muito distante, algo como centenas ou milhares de anos.

A esfera de Dyson é uma gigantesca estrutura descrita por Freeman Dyson, físico teórico e matemático. A esfera seria um sistema de satélites que poderiam orbitar uma estrela para caturar parte (ou toda) a energia liberada pelo corpo celeste.

Tal estrutura foi imaginada porque Dyson especulava que uma civilização avançada necessitaria uma imensa quantidade de energia, e que teria que utilizar praticamente toda a energia proveniente de uma estrela, ou até mais. [ Leia mais sobre o assunto em Quão avançada uma civilização pode se tornar?] Inclusive, a descoberta de estrutura semelhante em algum outro sistema solar seria uma garantia de ter encontrado uma civilização alienígena em atividade (ou já extinta).

Outros teóricos e ficcionistas também propuseram variantes da esfera, com diferentes usos, como por exemplo, na habitação e/ou construção de plantas industriais.

A origem do conceito certamente não é de Dyson. Mas o físico acabou batizando e popularizando  o design após uma publicação de um texto na revista Science de 1959 – Search for Artificial Stellar Sources of Infrared Radiation. A inspiração de Dyson veio da história de ficção-científica Star Maker, escrita por Olaf Stapledon em 1937. Além de trabalhos escritos por J. D. Bernal e Raymond Z. Gallun.

O conhecimento técnico atual e a incapacidade de produção na escala necessária nos impedem de atingir, mesmo que parte, do objetivo proposto no projeto de Dyson. Alguns podem alegar que já existe a possibilidade de coleta de energia solar por meio de satélites, mas esta tarefa não representa exatamente a dimensão do proposto por Dyson. [veja http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_power_satellite ]

Após o artigo original surgiram variantes de possibilidades de como se atingir o objetivo de coleta de energia solar. Alguns imaginaram a criação de uma casca em volta da estrela, mas Dyson respondeu que tal casca poderia encontrar dificuldades estruturais. As variantes mais ´sensatas´ e tecnicamente possíveis incluem a criação de um ou mais anéis de unidades coletoras de energia que compartilham a mesma órbita em torno da estrela. O crescimento da complexidade dos anéis poderia resultar em instabilidade e risco de perturbação em cadeia.

Uma superfície com raio de uma unidade astronômica (distância entre a Terra e o Sol) poderia interceptar 4×1026 watts, o que corresponda a 3.3×1013 vezes a toda energia consumida pela humanidade em 1998. Isto nos dá uma dimensão do poder da idéia, e ao mesmo tempo, do quão impossibilitados tecnicamente estamos em atingir tal objetivo


Sistema com vários anéis.

Leia mais em
http://en.wikipedia.org/wiki/Dyson_sphere

Sair da versão mobile