Glúon/ blog

2,4-dinitrofenilhidrazina (em aldeídos ou cetonas)

Você não consegue medir algo se não consegue vê-lo. Os cientistas têm diversos instrumentos para detectar as coisas por toda uma gama de métodos, mas um dos mais populares e simples é a espectroscopia por UV-visível. Brilhe alguma luz sobre a sua amostra, veja o quando passa por ela, e você saberá algo sobre a sua amostra. Luz ultravioleta é particularmente popular – qualquer um que trabalhou com DNA usou luz em 260nm para este propósito.

Um problema, no entanto, é que quase tudo absorve alguma luz UV – a 260nm é relativamente bem comportada, mas não sem as suas dificuldades. Coisas coloridas, contudo, são um tanto raras. Se você conseguir tornar a sua amostra colorida, você está no caminho de detectá-la seletivamente.

A 2,4-dinitrofenilhidrazina formará um complexo com quase qualquer aldeído ou cetona. Era uma vez popular, mas atualmente é algo que seu usa mais em aulas de química orgânica experimental.

A dinitrofenilhidrazina é ainda utilizada em indústrias e laboratórios do governo.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/05/24dinitrophenylhydrazine_color.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile