Glúon/ blog

Dietileno glicol (não manipule)

Manipulação – que é a mistura de medicamentos em doses apropriadas para o consumo – era algo que acontecia nas farmácias. Você ainda pode encontrar as “farmácias de manipulação” que fazem este tipo de coisa – eles misturam coisas com um elexir seguro para a saúde, ou preparam pomadas e coisas do tipo. Contudo, o crescimento de moléculas frágeis e complexas nos medicamentos (sem mencionar o nível crescente de cuidados) significa que a vasta maioria da manipulação é feita em indústrias.

Parte do problema com medicamentos manipulados – elexir em particular – é que as drogas não são muito solúveis. Muitas drogas são feitas como um sal de HCl, e seu estômago contém grandes quantidade de HCl. Isto ajuda na solubilidade. Água pura, contudo, não as dissolve bem. Administrar medicamentos em uma forma concentrada não é uma boa opção, e a maior parte dos solventes orgânicos são tóxicos. A glicerina é frequentemente usada com um bom efeito nestes casos – não é tóxica, e ajuda na solubilidade. Glicerina e propileno glicol são frequentemente encontrada em tais elexires, por este motivo.

O dietileno glicol, contudo, é um tanto tóxico. Existe algum rumor nas notícias de que alguns manipuladores inescrupulosos, desinformados, ou descuidados, utilizariam este composto em algum elixir. Infelizmente, isso não é novo.

Em 1937, mais de 100 pessoas morreram como por tomar antibióticos preparados com um elixir com dietileno glicol. Isto apressou o surgimento, do antes desconhecido, FDA e seus poderes regulatórios. Incrivelmente, as autoridades recuperaram 97,6% desses medicamentos antes que as coisas fugissem ao controle.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/05/diethylene_glycol_not_glycerin.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile