Glúon/ blog

Isopropóxido de titânio (precipitando óxidos)

Isopropóxido de titânio é um ácido de Lewis e é útil em síntese orgânica por esse motivo. É também útil para síntese de vários compostos contendo titânio.

Outro fato interessante sobre o Ti(OIPr)4 é que ele hidrolisa formando um precipitado volumoso de óxido de titânio (IV).
A hidrólise do isopropóxido de titânio (IV) é desejável por vários motivos, um é que tende a formar suspensão de nanopartículas.
O fato de reagir tão avidamente com água significa que você usar essa reação para eliminar água de um meio reacional, tal como na aminação redutiva. O seu caráter de Lewis é também útil.
TiO2 é fundamental e merece um texto só pra ele. É difícil visualizar toda a sua importância na indústria; seu alto índice de refração, baixo custo, e baixa reatividade fazem com que seja o pigmento branco de uso mais comum.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/02/titanium_isopropoxide_clear_li_1.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile