Glúon/ blog

Tampão Tris (aos baldes)

Tris é um dos tampões mais comuns em química e uma unanimidade na biologia molecular. A idéia por trás de de um tampão é que você tenha um composto que tome um próton (hidrogênio) em um certo pH, usualmente próximo da neutralidade, tendo metade das moléculas com o próton e metade sem, e você terá uma solução que se manterá fixa em um pH. O tampão Tris funciona em uma faixa acima de pH 8, o que é um tanto básico, mas não de todo ruim. É bastante transparente à luz UV, é solúvel em água e barato. Esta última característica, talvez seja a melhor; normalmente são adquiridas grandes quantidades do produto.
Por razões, que são em parte históricas, o Tris é comum em eletroforese de DNA em gel. No entanto algumas empresas oferecem alternativas. Os dois tampões mais comuns em eletroforese são o TAE ( tris-acetato-EDTA) e TBE (tris-borato-EDTA); alternativas existem no uso de somente borato, mas este nem sempre é eficiente.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/12/tris_one_of_the_few_chemicals.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile