Glúon/ blog

Acetato de isoamila (abelhas nervosas)

Acetato de isoamila é um belo éster com odor de frutas – como muitos ésteres de baixo peso molecular. Por este motivo é utilizado na indústria de essencias e fragâncias. Mas você não encontrará este em um perfume, por duas razões. A primeira é que ésteres não são adequados para perfumaria em geral pois tendem a se hidrolizar em seus dois constituíntes primários, que são um álcool e um ácido (neste caso álcool isoamílico e ácido acético). O álcool isoamílico tem odor de solvente; não muito agradável. O ácido acético resultará em um odor de vinagre. Por estas razões os ésteres têm aplicação em situações nas quais não hidrolizam.

A segunda e mais interessante razão é que moléculas pequenas podem ter funções bem diferentes na natureza dependendo da perspectiva. No caso dos humanos, o acetato de isoamila tem odor agradável, mas para as abelhas é um dos feromônios liberados durante as ferroadas, o que pode causar um frenesi de ataques.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/10/isoamyl_acetate_smell_great_an.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile