Glúon/ blog

Feniltiocarbamida (sabor e genética)

Aqui vai um composto que antes era em genética humana: feniltiocarbamida, ou FTC (PTC, em inglês).

FTC é uma molécula que possui propriedades enganadoras, tem um gosto azedo para alguns e para outros não tem nenhum gosto.
Este site dá uma boa idéia:

A feniltiocarbamida para algumas pessoas tem um sabor azedo intenso enquanto para outras é insípida. A habilidade para saborear esta e outras substâncias da mesma classe é adquirida. Existem dois genet, T para sentir o sabor e t para não sentir. T é dominante em expressão sobre t. Este sistema foi um dos primeiros sistemas geneticamente simples descobertos nos humanos; portanto foi amplamente usado em estudos de população, nos quais eram considerados as diferenças entre os grupos e a frequencia com que sentiam o sabor.
[…]
A habilidade para saborear o PTC é presente em aproximadamente 70% dos humanos, variando de 58% para aborígenes e de 98% para populações de nativos americanos.

O autor do tópico original experimentou e sentiu o sabor. Eu nunca experimentei.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/phenylthiocarbamate_its_an_acq.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile