Glúon/ blog

Éteres coroa e permanganato de potássio

Éteres de coroa são séries incomuns de moléculas que tem habilidade de complexar pequenos cátions, principalmente metais alcalinos como sódio e potássio. Estas moléculas cíclicas, por complexar um cátion, podem permitir um sal existir em um solvente orgânico que antes não o comportaria. Isto possibilita realizar reações que antes eram difícies de se conseguir.

Um bom exemplo é como o 18-coroa-6 (mostrado abaixo, um anel de 18 membros com 6 ligações oxigênio/éter) pode ajudar o permanganato de potássio (belo agente oxidante púrpura a base de manganês (VII)) a se dissolver em solventes orgânicos. Normalmente só é possível ter permanganato em solventes muito polares (talvez só água, eu não sei). O uso de 18-coroa-6 com permanganato de potássio em um solvente orgânico gera um complexo potássio-éter coroa, permitindo o íon permanganato existir em solução.

Coisas como esta são úteis porque você, as vezes, por diversas razões, tem que transformar muitas moléculas orgânicas em solventes .
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/crown_ethers_purple_benzene.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile