VX (mata insetos e… pessoas)

Uma base do exército americano no estado de Utah foi fechada por algum tempo na quarta feira (janeiro de 2011), porque eles descobriram que (temporariamente) tinham extraviado um container contendo VX – uma potente arma química. Como a usada no filme A Rocha!
desenho da molécula do composto vx
Um neurotransmissor chamado acetilcolina (ou ACh) ajuda na contração dos músculos, bem como na regulação de diversas funções como o suor, funções cardíacas, e dilatação das pupilas. Quando tudo está funcionando corretamente, a ACh é algo transitório. Ela envia a mensagem – por exemplo, contraia este músculo – e então é quebrada por uma enzima. É importante que, uma vez feito o seu trabalho, a ACh seja quebrada para que o músculo pare de contrair. Se não for quebrada, o músculo fica paralisado.

A VX atrapalha o mecanismo do corpo responsável pela quebra da ACh, causando estragos em uma ampla gama de funções corporais mediadas pela ACh. Portanto é um veneno muito potente.

Os Estados Unidos destruiram boa parte do seu estoque de VX. Atualmente, tratamento químico e incineração são os métodos preferidos na destruição do VX, mas parte do descarte dos estoques de VX foram feitos em uma operação pomposamente chamada de Operation CHASE (Cut holes and sink ‘em), na qual navios foram carregados com armamentos obsoletos e então afundados no oceano.

Curiosamente, algumas moléculas muito parecidas com a VX tem alta toxicidade para matar insetos e baixa toxicidade para os seres humanos, tanto que tem utilidade como inseticidas. Malation é um exemplo.

Via MODD.

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário