Cozinhando batata com calor humano – Fevereiro de 1930

A revista americana ‘Modern Mechanix’, em sua edição de fevereiro de 1930, trazia uma matéria sobre o estudo do metabolismo no corpo humano.

Como é de costume deste tipo de revista popular, a matéria é exagerada e chega a afirmar que o calor do corpo humano (se focado(?)) poderia ser suficiente para cozinhar batatas.

O texto na revista:
Os cientistas descobriram que os nossos corpos são como motores a combustão na qual a queima de combustível (comida) é acompanhado pelo consumo de oxigênio, liberação de energia térmica e produção de dióxido de carbono, como é o caso em todos os motores a combustão. Cientistas acham que o calor de uma única pessoa, se devidamente focado, seria suficiente para cozinhar batatas.

Infelizmente não é possível ‘focar’ o calor de um corpo como o proposto na matéria. Sim, a diferença de temperatura entre o corpo humano e o ambiente poderia ser utilizado para o funcionamento de uma máquina térmica. No entanto com um rendimento muito baixo. Carnot que o diga. Ou talvez tenha serventia para quem prefira batatas praticamente cruas. 🙂

scan da pagina da revista

Via Modern Mechanix

Original (English) content from Modern Mechanix (http://blog.modernmechanix.com/). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário