Estricnina para (não) tratar anemia

caixa de antigo medicamento para anemia
A usuária do serviço de hospedagem de fotografias online Flickr – Karen Horton – afirma ter comprado uma embalagem em uma feira de antiguidades (mercado de pulgas) e somente depois ter se dado conta que na verdade poderia conter algo extremamente perigoso; a estricnina.

A estricnina é um veneno que foi vendido no Brasil durante muito tempo e atualmente sua venda e compra são proibidas. Não tente vender ou adquirir este tipo de produto, você estará cometendo um crime.

No caso da imagem acima a história é um pouco nebulosa. Não existe certeza sobre o real conteúdo da caixa, e se as ampolas vendidas contém mesmo a estricnina.

O rótulo afirma logo no início ser para o ‘Tratamento intensivo da anemia’.

A suposta composição seria:
– Cacodilato de ferro
– glicerofosfato de soda (sódio)
– cacodilato de estricnina

Antigamente alguns medicamentos diziam utilizar pequenas quantidades de estricnina em sua composição. Comumente afirmando ser um composto laxante ou para tratamento de outros tipos de problemas estomacais.

Durante a pesquisa para este texto encontrei uma referência (e acabei perdendo o link :-/) de uma reclamação relacionada com este tipo de medicamento, na qual o reclamante afirmava que em alguns casos as ampolas eram falsas e não continham a alegada estricnina. Talvez para alívio e sorte de quem se aventurava a iniciar este tipo de tratamento.

Imagem original em licença Creative Commons, via Karen Horton.

Escreva um comentário