O brilho da piranina

liquido de cor verde e intenso brilho
Clique na imagem para ampliar.

Este brilhante caldo foi obtido pelo fotógrafo dissolvendo em água o conteúdo de uma daquelas canetas marca texto, e então iluminando o líquido com uma luz negra (lâmpada UV). O recipiente é uma forma de bolo! 🙂

As canetas marca texto normalmente já apresentam um brilho bem intenso, mas sob luz ultravioleta (UV) o efeito é ainda mais belo. É possível comprar essas lâmpadas UV em lojas de material elétrico. Mas tenha cuidado e não fique olhando diretamente para a luz da lâmpada por muito tempo, pois pode ocorrer algum tipo de dano na visão. Este cuidado deve ser tomado principalmente se desconhecer a intensidade e comprimento de onda no qual a lâmpada está emitindo a luz UV.

Uma das substâncias responsáveis pelo brilho da caneta é o corante piranina, que também pode ser usado para ser um indicador do pH e como corante de material biológico.

Veja no vídeo abaixo como fazer uma brincadeira com caneta marca texto e luz negra.

OBS: pode existir algum erro na nomenclatura IUPAC presente na imagem. Existem diferenças de nomes em diferentes fontes na internet.

OBS2: O líquido deve ser manipulado com cuidado e deixado longe do alcance de crianças. O material pode ser irritante aos olhos e pele.

Imagem original em licença Creative Commons, via Jonathan Reyes.

2 comentários

  1. Natália nov 14, 2017
    • admin nov 17, 2017

Escreva um comentário