Pintando a cidade – Vitorianos

rua de londres em arte
Título original: Painting the town – The Victorians
Ano 2009
BBC

A Era Vitoriana (1837–1901) trouxe para a Inglaterra e para o mundo uma estonteante coleção de maravilhas tecnológicas, mas também significou o crescimento desordenado das cidades, poluição, pobreza e cortiços.

O registro de todas as mudanças nas cidades inglesas apareceram de alguma forma eternizada em pinturas. Algumas retratando a vida de uma forma mais bucólica, procurando agradar os ricos colecionadores de arte, e outras vezes de forma corajosa indo até os pobres para contar um pouco de sua história.

O pensamento da época era de que só era pobre quem desejava, estando as riquezas e oportunidades de crescimento social disponíveis para todos. Esta atribuição da culpabilidade distanciou ricos e pobres.

Somente quando os problemas chegavam até o cotidiano dos mais poderosos é que a situação mudava. Como foi o caso de uma época especialmente quente que causou um intenso fedor em algumas cidades devido à má estruturação dos esgotos. Só então a administração pública decidiu agir para contornar o problema.

Aos poucos as cidades britânicas forma reestruturadas, dando origem ao que os ingleses conhecem hoje como vida urbana.

Onde comprar?
http://www.bbcshop.com/history/the-victorians/invt/9781846077449/

Episódios
Pintando a cidade
Lar doce lar
Possuindo tudo

Escreva um comentário