Livros: O último capítulo?

título do documentário
Título original: Books: The last chapter?
Ano 2011
BBC

Como ficará o futuro do mercado de impressão de livros com o crescimento dos livros digitais?

O apresentador da BBC Alan Yentob passeia pela indústria editorial, conversa com escritores e leitores para obter uma sondagem da opinião vigente sobre o futuro dos livros.

A história do livro é também uma história de avanços incrementais. Desde os pergaminhos enrolados, o livro passou pelo grande avanço da produção em formato de páginas (Codex), que conhecemos atualmente; recebeu a facilidade da impressão por tipos móveis e atualmente está na encruzilhada da decisão pela nova forma em que será distribuído.

Os apaixonados pela leitura de livros impressos alegam que o toque, sonoridade e até o cheiro são características que não podem ser abandonadas. E quanto ao cheiro não estão sozinhos – uma bibliotecária percorre uma imensa biblioteca anotando as impressões que ela tem ao cheirar cada livro!

Cada avanço na indústria tenta imitar o estilo vigente na época. As primeiras impressões costumavam escolher letras que lembravam a escrita manual, para cativar os leitores. O mesmo parece ocorrer com livros digitais que ainda guardam cores e carimbos de antigas versões.

Em uma visita ao ´Internet Archive´ podemos descobrir que existe um grupo preocupado em preservar os dois mundos. Digitalizando livros e preservando também o acervo de maneira impressa. Se perdemos um, ainda teremos o outro.

Nosso cérebro muda conforme a realidade muda. Como será que esta vida digital vai interagir com nossas ideias e pensamentos?

O que vai predominar? A forma ou o conteúdo? Quem sabe as duas possam conviver.

Escreva um comentário