Caminho para a fissão nuclear – História de Lise Meitner e Otto Hahn

logo do documentário
Título original: The Path to Nuclear Fission: The Story of Lise Meitner and Otto Hahn
Ano 2006
PBS

A descoberta da fissão nuclear mudou a história, conceitos da física do núcleo e afetou a política mundial para sempre.

Dentro da revolução da física nuclear estavam dois cientistas renomados, a física austríaca Lise Meitner e o químico alemão Otto Hahn.

Antes da Primeira Guerra Mundial Berlin era o centro das ideias, do comércio europeu e pulsava com vida. Vibrava com avanços científicos e tudo parecia rumar para um mundo melhor.

No contexto da ciência se sobressaíam cada vez mais os nomes de Lise Meitner e Otto Hahn, que trabalhavam juntos e cultivavam uma amizade muito forte; sem relações amorosas, como comentou Otto anos mais tarde.

A história política da Europa marcava a vida dos dois cientistas, que com o início da Primeira Guerra Mundial tiveram seus rumos de vida aos poucos tomando caminhos diferentes. Cada um coordenando uma equipe de pesquisa, sempre mantendo uma relação cordial de amizade.

O fim da Primeira Guerra teve sérias consequências para todos, principalmente com o surgimento do nazismo; que viria afetar diretamente Lise Meitner.

Lise era judia e a cada dia que passava temia mais pela sua integridade como pesquisadora na Alemanha. Decidindo então fugir do país para viver no exílio.

A partir deste momento a relação entre Lise e Otto começa percorrer caminhos quase opostos, marcados pelas disputas políticas e por um certo desprezo de Otto pelo trabalho de Lise.

Lise acabou não recebendo o Prêmio Nobel por seu trabalho, sendo concedido exclusivamente à Otto Hahn. No entanto, anos mais tarde Lise foi devidamente homenageada com o batismo de Meitnério para o elemento químico de número atômico 109.

Mais algumas informações em
http://www.imdb.com/title/tt0820989/

One Response

  1. jose ibraimo maio 28, 2012

Escreva um comentário