Mapas de cidades, do caos à ordem – A beleza dos mapas

documentário sobre cartografia de londres
Título original: City Maps Order Out of Chaos – The Beauty of Maps
Ano 2010
BBC

Este episódio da série fala sobre três grandes mapas que marcaram três séculos da história de Londres. Iniciando com o mapa de Morgan, datado de 1682; passando pela obra de John Rocque em 1746, o documentário encerra com um trabalho contemporâneo idealizado por Stephen Walter.

O amor pelos mapas é tão antigo quanto a civilização, e mostram não somente onde estamos, mas também quem somos.

O acervo da Biblioteca de Londres guarda a sufocante marca de mais de 4,5 milhões de mapas. Tal coleção abriga em seu acervo a obra cartográfica de Morgan, datado de 1682, que mostra uma Londres não condizente com a realidade de uma época logo após um incêndio que devastou grande parte das construções. Era um mapa de sonhos para um futuro glorioso que nunca tornou-se realidade.

A obra de John Rocque, de 1746, também tinha a visão de um mapa que poderia impor a ordem para a cidade. Como que se pelo desejo planejado tudo pudesse adquirir um significado glorioso.

Já a obra atual do artista Stephen Walter leva ao mapa londrino uma rara subjetividade. Com camadas de humor, celebração do cotidiano e pessoalidade da visão de Walter da cidade que habita.

Episódios
Mapas medievais mapeando a mente medieval
Mapas de cidades, do caos à ordem
Atlas, pensando grande
Cartoon, política e sátira

Trechos oficiais

4 comentários

  1. Marcos Antônio Gaspar Araújo jan 13, 2012
    • Gluon jan 14, 2012
  2. Paulo Araruna nov 3, 2012
    • Gluon nov 4, 2012

Escreva um comentário