Farmácia Vitoriana – Episódio 1

farmaceutica antiga
Título original: The Victorian Pharmacy – Episode 1
Ano 2011
BBC

A historiadora Ruth Goodman, o professor de farmácia Nick Barber e o estudante Tom Quick procuram resgatar as maravilhas de uma farmácia dos tempos Vitorianos.

A Era Vitoriana, ocorrida entre os anos 1837 e 1901, e assim denominada por causa do reinado britânico da Rainha Vitória, foi uma era exuberante para inventividade humana.

A equipe do documentário fará uma simulação de como era uma farmácia daquela época, demonstrando em voluntários o funcionamento de alguns dos medicamentos. Para evitar contratempos eles optaram por reproduzir somente receitas que não apresentassem nenhum risco à saúde. Já que inadvertidamente em algumas situações, os Vitorianos empregavam alguns ingredientes que atualmente seriam considerados muito tóxicos – como arsênio, extratos de beladona ou sangrias severas.

As receitas testadas apresentam um misto de poções que realmente funcionam, com algumas ideias que atualmente seriam consideradas apenas crendices sem fundamento.

Os farmacêuticos atuavam como práticos inventando seus próprios medicamentos, em busca de algo que pudesse aliviar algum sintoma ou até trazer bons lucros ao estabelecimento, sem necessariamente focar diretamente em alguma enfermidade.

Os laboratórios de preparo guardavam muitas semelhanças a uma cozinha e comumente eram empregados extratos de plantas extraídos com ajuda de bebidas alcoólicas, sais alcalinos e/ou ácidos.

Os testes realizados pelos farmacêuticos eram tantos, e algumas vezes considerando o sabor da beberagem, que alguns dos farmacêuticos inventaram alguns dos famosos refrigerantes que temos até hoje.

Escreva um comentário