O topo do mundo – História da Terra

trecho da capa do DVD do documentário
Título original: The Roof of the World – Earth Story
Ano 1998
BBC

As explicações sobre o surgimento das montanhas vão além da comum “colisão de placas tectônicas”; e o documentarista Aubrey Manning acompanha as pesquisas de simulação computacional, que levaram em conta mecânica dos fluídos, para prever comportamentos de um terreno e propor explicações para o surgimento do platô tibetano, por exemplo.

Usando GPS os geólogos medem centenas de movimentos geológicos que ocorrem na Grécia. E para maximizar a precisão eles repetem centenas de vezes a mesma medida durante um dia. E isto garante uma acuracidade que permite uma medida de 5mm em uma distância de 100km. Destes dados foi possível traçar vetores sobre um mapa, que dão as dimensões e direções dos diversos deslocamentos do terreno na região da Grécia.

Fotos do espaço revelaram então novos desafios para os modelos de movimentos tectônicos no Tibet. Como explicar os movimentos e as mudanças climáticas nas monções na região? Que tal uma teoria que sabiamente envolva a parte inferior do sistema geológico?! Propondo que o manto possa sofrer um ´derretimento´ e ocorrer uma espécie de um gotejamento de material para o interior do planeta, como um xarope que desgruda do fundo de uma colher!

A ajuda de um botânico poderia dar as respostas para as variações de altitudes, de subida e descida de uma região, em longos intervalos de tempo. E estes estudos indicaram mesmo que o padrão de ´gotejamento´ esteja ocorrendo, e também presente em outras partes do mundo, como no Vale da Morte (nos EUA), por exemplo.

Estas danças entre a geologia das montanhas e suas relações com o clima são reveladoras; e esta relação é tema do próximo episódio da série.

Episódios:
Viajantes do tempo
Profundezas
Anel de fogo
Jornada ao centro da Terra
O topo do mundo
O grande congelamento
Terra viva
Um mundo à parte

Onde comprar?
Disponível em DVD na loja da Amazon (UK)

Escreva um comentário