Saindo do paraíso – Armas, germes e aço

armas germes aço
Título original: Guns, Germs and Steel
National Geographic

Eu já li o livro do Jared Diamond, ´Armas, Germes e Aço´, no qual o autor tenta explicar como algumas civilizações conseguiram avançar rapidamente em termos tecnológicos, sociais e políticos, e outras permaneceram inalteradas nestes aspectos por milhares de anos. E agora foi a oportunidade de apreciar o primeiro episódio de uma série de documentários com a mesma temática.

Ainda planejo assistir os outros dois episódios que completam a obra, mas neste primeiro já foi possível perceber que o programa foi montado de forma a contemplar o maior número de informações e correlações realizadas por Jared em seu livro. Iniciando pela influência da agricultura no desenvolvimento das civilizações, e de como a disponibilidade de espécies domesticáveis, tanto de plantas quanto de animais, afetaram este percurso.

Acredito que o documentário seja uma boa oportunidade para aqueles que não tem tempo para ler todo um livro, mas apreciam este tipo de assunto. E talvez seja mais um incentivo para ler esta obra prima.

Onde assistir? O DVD está a venda pela internet, com o nome ´A evolução da humanidade – Armas, germes e aço´.

Trecho oficial do documentário

One Response

  1. holders out 18, 2010

Escreva um comentário