Todas criaturas grandes e pequenas – Museu da vida

 museu britânico museum life
Título original: All Creatures Great and Small – Museum of life
Ano 2010
BBC

O acervo do Natural History Museum (NHM) de Londres é complementado por doações particulares. E uma grande coleção foi doada pelo excêntrico banqueiro Lionel Walter Rothschild, que aparece na imagem abaixo com suas zebras.
via wikipedia

A África, uma paixão de Lionel Walter, também é um campo de atuação da equipe do NHM em trabalhos de prevenção da esquistossomose.

A atração por visitar um museu reside em grande parte no gosto pela surpresa, em ver o inusitado e desconhecido. Tomando isto como base, foi construída em 1838 uma réplica de uma baleia azul em tamanho natural, que continua impressionando todos visitantes até hoje.

O acervo presente no museu também permite a análise comparativa de informações, tanto para a reconstrução mais precisa de espécies extintas, tanto para a investigação de algo que ocorre na natureza, como foi o caso da descoberta de Derek Ratcliffe sobre a influência do pesticida DDT na diminuição da resistência da casca de ovos de certas aves. A existência de uma coleção de ovos permitiu uma análise da evolução do problema nos ovos.

Tal riqueza pode atrair a ganância de colecionadores, resultando em fraudes e engodos, como no caso da fraude cometida por Richard Meinertzhagen, descoberta em um longa e trabalhosa investigação. Um CSI da vida selvagem.

Trecho

http://www.nhm.ac.uk/nature-online/museum-of-life/episode-three/index.html

Episódios:
Um museu no mundo moderno
Escavando o passado
Todas criaturas grandes e pequenas
Descobertas

Escreva um comentário