Observando nuvens

observar nuvens
Título original: Cloudspotting
Ano 2009
BBC

Com quilômetros de atmosfera pairando sobre nossas cabeças, temos uma imensa variedade delas nos rondando. Porque quase todos adultos perdem o interesse pelas nuvens? E porque quase todo mundo associa elas com adjetivos ruins?

Gavin Pretor-Pinney criador da Cloud Appreciation Society (Sociedade de Apreciadores de Nuvens), e escritor do bestseller The Cloudspotter’s Guide, nos leva a um passeio dramático neste espetáculo da natureza.

Gavin olha para o céu quase como quem observasse uma obra de arte, e em certo ponto diz que algumas delas parecem como pinturas abstratas, aleatórias e musicais. Em contrapartida as obras de arte também podem ser apreciadas com o conhecimento sobre a meteorologia, como as pinturas de John Constable.

Os apreciadores também não esquecem de dar graças ao Sol que aquece o solo e evapora a água que forma as nuvens, que em um dia normal podem conter mais de seis vezes todo o volume de água do Mar Mediterrâneo; e aos raios que conferem um toque inesperado ao conjunto.

E o que podemos ver nas nuvens são as pequenas gotículas de água que estão na fase líquida, e não o vapor de água, pois este é invisível para nós. Portanto podemos ter um dia claro e ao mesmo tempo muito úmido.

E também aprenda como fazer uma nuvem em uma garrafa!

Apreciar nuvens é um processo de descanso e contemplação. Pare o que está fazendo, olhe para o céu e aprecie.

http://www.bbc.co.uk/programmes/b00k99th

Escreva um comentário