Escavando o passado – Museu da Vida – Ep.2

flickr Ragnar Singsaas
Título original: Digging up the Past – Museum of Life
Ano 2010
BBC

Desde as primeiras montagem de um clássico esqueleto de dinossauro, entre elas a realizada por Benjamin Waterhouse Hawkins, estas peças são uma grande atração em qualquer museu.
Indo a campo, Jimmy Doherty, apresentador da série, mostra como os fósseis são encontrados no terreno. A busca é tediosa e nem sempre recompensa com grandes achados, mas em alguns locais e com alguma sorte é possível visualizar um fóssil em seu local de origem, com a possibilidade de observar suas características quando ainda incrustrado na rocha.
A limpeza dos fósseis, com a eliminação de rocha excedente e limpeza de reentrâncias é um trabalho manual que envolve horas de atenção. Quase como em uma escultura.

Jerry Hooker explica um pouco da importancia do fóssil Ida, disponível como uma réplica no museu. E ressalta que o fóssil não deve ser considerado como um elo perdido – principalmente devido ao erro existente nesta expressão. O interessante neste item é o seu estado de conservação, no qual detalhes delicados podem ser observados, como o conteúdo do estômago e a aparência da pelagem.

O Museu de Londres possui as peças originais da fraude do Homem de Piltdown, e relevam um pouco da história de como a fraude foi descoberta e das análises químicas que foram realizadas para revelar as inconsistências.

Além disso o episódio revela a história de Mary Anning, mulher pioneira na busca de fósseis; o processo de montagem de uma árvore fossilizada e de sua reconstrução virtual; e de como é difícil mudar a concepção do público sobre o mito de ferocidade do T Rex, com uma rara mostra de uma peça original de um crânio desta espécie.

http://www.nhm.ac.uk/nature-online/museum-of-life/episode-two/index.html

Trecho do segundo episódio (vídeo oficial)

Episódios:
Um museu no mundo moderno
Escavando o passado
Todas criaturas grandes e pequenas
Descobertas

Escreva um comentário