Robótica da Campus Party oferece oficinas para todos

apresentadora e robos
As oficinas oferecidas na robótica da CParty atendem a um público bem abrangente, desde de iniciantes à pessoas acostumadas com o assunto, programadores e também pessoas que apenas estão interessadas no assunto.

A oficina de robótica da Modelix atraiu um grande público, para os iniciantes e curiosos, essa foi uma oportunidade de aprender novas formas de construção de robôs, pois ele utiliza uma estrutura toda dividida em módulos que possibilitam inúmeras formas de combiná-las. Esses kits possuem uma eletrônica básica e muito simples de usar, pois os principais componentes, como switches, foto-sensores, relés, motores e baterias, também são divididos em módulos podem ser facilmente interligados. O melhor é que além desses módulos, é possível utilizar outro componentes externos aos kits, como componentes eletrônicos e dispositivos e estruturas mecânicas.
Ao final do dia a Modelix realizou uma competição bem bacana, para iniciantes ou não e apaixonados por robótica e que teve como premiação kits Modelix.

Para maiores informações sobre os kits da Modelix acesse o site: modelix.com.br .

Uma outra atração da robótica foi a apresentação de um dispositivo da Sun Microsystems, o Sun SPOT, uma ótima ferramenta para os estudantes, pesquisadores e também para hobistas. O Sun SPOT é um dispositivo de comunicação eletrônica que possibilita a aquisição de dados, através dos sensores embutidos, ele também possibilita que a pessoa desenvolva um software em Java e descarregue esse programa no Sun SPOT utilizando as bibliotecas de Java disponíveis no kit. O Sun SPOT possui uma porta usb, para comunicação com PC e para carregar a bateria, e para a comunicação entre os demais dispositivos Sun SPOT é feita por rádio. O Sun SPOT possui uma gama de sensores como acelerômetros (3 eixos), medidor de temperatura, sensor de luz entre outros.

Post escrito por André Foster de Oliveira, estudante de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica.

One Response

  1. Mário Guimarães jan 23, 2009

Escreva um comentário