TV Cultura desvenda o universo da física quântica

Reforçando o convite.
Recebi o release…

TV Cultura desvenda o universo da física quântica com a irreverência de Marcelo Tas

No dia 10 de novembro, o olhar do telespectador nunca mais será o mesmo quando o assunto for física quântica. Isso porque a TV Cultura levará ao ar, às 19h30, o programa “O discreto charme das partículas elementares”, que utiliza dramaturgia para simplificar este universo e torná-lo mais atrativo aos jovens. A data para a exibição da atração coincide com o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e Pelo Desenvolvimento”, que leva o selo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na atração, Marcelo Tas atua como um apresentador de TV, do tipo chapeleiro maluco, e leva a personagem principal, Rafael (Giovanni Delgado), para uma viagem em um mundo paralelo, com informações sobre átomos, elétrons, quarks, léptons e bósons mediadores e também sobre a teoria do big bang (uma das explicações para a origem do universo). Neste cenário, onde 70% dos espaços são digitais, os atores interagem quase que o tempo todo com o virtual, como se fosse um videogame onde o protagonista precisa passar por diferentes níveis. “O programa utiliza uma linguagem moderna e lúdica para tratar de um assunto que costuma ser árido para os jovens. Tudo isso, construído com uma diversidade de computação gráfica que contribui para ensinar e tornar a atração bem interessante visualmente”, comenta Ricardo Elias (dos premiados “De Passagem” e “Os 12 Trabalhos), diretor da atração.

O roteiro de “O discreto charme das partículas elementares” foi inspirado em livro homônimo da professora Maria Cristina Abdalla – que contou com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista) – e escrito por Claudio Yosida (“Os 12 Trabalhos”) e Dani Patarra (roteirista de Batismo de Sangue).

A idéia é que o público-alvo do programa seja formado por adolescentes do ensino médio e interessados na ciência moderna. Um dos destaques do programa é um rap que apresenta o LHC (Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons, em português). A máquina, que entrou em funcionamento em 10 de setembro de 2008, é o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no CERN (Organização Européia para Investigação Nuclear), em Genebra, na Suíça. Um de seus principais objetivos é explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço. A versão inglesa do rap possui mais de três milhões de acesso na internet. Para o programa foi feita uma adaptação para o português, interpretada pelo rapper Rincón Sapiência.

Segundo Tas, o programa servirá para mostrar que quase tudo em nossa vida está relacionado à física, especialmente, às partículas elementares. Para ele, o roteiro navega por um universo tão novo quanto desconhecido e traduz essa realidade complexa de maneira elegante e divertida. “O mundo já está vivendo essa tremenda novidade sem se dar conta, principalmente os jovens. Quando ele joga videogame, utiliza o iPod ou encosta o dedo em uma tecla é por causa das partículas elementares, quase tudo que fazemos hoje está ligado a isso”.

Serviço:
“O discreto charme das partículas elementares”
Exibição: segunda-feira (10/11), às 19h30, na TV Cultura
Duração: 52 minutos
Roteiro: Claudio Yosida e Dani Patarra
Direção: Ricardo Elias
Ass. de Direção: Joyce Abram Martirani
Produção: Lina Murano

Atores:
Marcelo Tas – apresentador de TV
Giovanni Delgado – Rafa
Sheyla Coelho – Marina
Flávia Garrafa – professora Helena
Ivo Müller – professor Maxwell

Participações especiais:
Professora Maria Cristina Abdalla – autora do livro “O discreto charme das partículas elementares” – UNESP (Universidade Estadual Paulista)
Professor Francisco Caruso Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro
J. A. Helayel Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro

Gerência de Comunicação Corporativa da Fundação Padre Anchieta
Denise Pragana (Gerente de Comunicação)
Alexani Barbosa
Claudia Pereira
Vânia Barboni
Aline Cerri
(11) 2182-3267/ 3268/ 3281/ 3282

One Response

  1. Fancisco Marques jun 19, 2009

Escreva um comentário